Sob o mote da inclusão, a Semana da Juventude decorre entre 9 e 12 de setembro, com diversas atividades no parque do rio Ul, e vai promover a primeira marcha LGBTQIA+ de S. João da Madeira, que acontece no último dia da 23ª edição do evento.
O objetivo é promover a inclusão de públicos, idades, atividades, parcerias, artes, gostos e formas de estar. No dia da abertura, será exibido o filme “Bem Bom”, de Patrícia Sequeira, no âmbito de uma parceria com o Cine S. João e do Arouca Film Festival. A presidente dos Ecos Urbanos, Rita Pereira, realça que se trata de uma obra que aborda o feminismo e as questões de género.
A responsável considera que o “pulmão da cidade” que é o parque do rio Ul tem vários espaços que permitem experiências “novas e diferentes”. Nesse sentido, acredita que se em 2020 foi “um sucesso com todas as condicionantes” esta edição terá “ainda mais experiências positivas para toda a gente”.
A apresentação do programa decorreu na segunda-feira, junto à Casa do Moinho, tendo a presidente da instituição destacado ainda a Escola para a Igualdade, uma parceria com a FNAJ — Federação Nacional das Associações Juvenis, através da qual uma unidade móvel permitirá sessões de cerca de 40 minutos para falar dos “vários tipos de igualdade”.
Haverá Histórias de Luz à Sombra, uma instalação têxtil que resulta de uma parceria com o clube de tricot do Orreiro e que dará a conhecer “histórias de vários jovens sanjoanenses”, que “não são as mais felizes”, conforme avisa a dirigente.
Além de ioga, aulas de movimento e expressão dramática em parceria com a CERCI, há oficinas de costura, atividades desportivas, demonstração de suporte básico de vida e limpeza do rio.
Será apresentada uma criação própria, resultado de uma residência artística com o encenador Marco Paiva. E ainda haverá livros, no parque, disponíveis para troca. Na sexta, no sábado e no domingo, há uma oficina de rádio com a Regional Sanjoanense. O programa termina com Eco Talks, onde serão dados a conhecer percursos de vida não convencionais.
Artigo disponível, em versão integral, na edição nº 3855 de O Regional, publicada em 2 de setembro de 2021