Sociedade

Semana da Juventude com balanço “muito positivo”

• Favoritos: 9


Decorreu de 15 a 18 de setembro a 24ª edição da Semana da Juventude, que culminou com a 2ª marcha LGBTQIA+ de S. João da Madeira, onde cerca de 150 pessoas percorreram as ruas da cidade. Os Ecos Urbanos fazem um balanço “muito positivo” desta edição

Para a Presidente dos Ecos Urbanos, Rita Pereira, o “balanço é muito positivo”, já que “todo o conceito” foi pensado por jovens, que se envolveram na construção da programação, “o que fez, verdadeiramente, a diferença”.
“No geral, atingimos as expectativas no que respeita à adesão dos públicos. E é interessante, porque ainda que o mote fosse a igualdade, assumiu vários ecos e, por esse motivo, também trouxe diversos públicos à Semana da Juventude”, refere a responsável, destacando a Hip Hop Jam de sábado, “que trouxe centenas de amantes da cultura hip hop”.
Terminada a 24ª edição da Semana da Juventude, a sensação é de “missão cumprida”. “Fizemos aquilo que melhor sabemos e o que mais gostamos”, indica Rita Pereira, referindo-se ao dar eco às ideias e vontades da juventude.
No seu entender, todas as atividades “tiveram o seu impacto”. A iniciativa ‘Jovens com Voz’, que abriu a programação, levou às escolas secundárias a discussão dos “temas que mais inquietam a juventude” e juntou “dezenas de jovens” na Casa da Criatividade para falarem em (des)igualdade(s). “Esta iniciativa orgulha-nos, pois resulta da vontade de um grupo de jovens que querem ter voz sem terem de ‘utilizar palavras bonitinhas’, como os próprios referem”, aponta a presidente dos Ecos Urbanos.

Poderá ter acesso à versão integral deste artigo na edição impressa de 22 de setembro
ou no formato digital, subscrevendo a assinatura

9 Recomendações
75 visualizações
bookmark icon