O calçado nacional marcou presença num dos acontecimentos mais glamorosos do universo da moda: a MET Gala, realizada sempre na primeira segunda-feira de maio, em Nova Iorque. A marca Carlos Santos, com sede em S. João da Madeira, foi a escolha de Maluma e Willy Chavarria para completar os visuais com que desfilaram na emblemática escadaria do Metropolitan Museum of Art (The Met).
Conhecido pelo seu estilo irreverente, o cantor colombiano optou por criações da marca portuguesa para marcar presença na noite mais aguardada do calendário da moda. Também Willy Chavarria, figura consagrada do design internacional, confiou nos sapatos sanjoanenses para dar um toque de elegância ao seu visual num evento que reúne as maiores estrelas da moda e do entretenimento à escala global, funcionando como vitrine para o talento criativo de todo o mundo.
A presença da marca na MET Gala está alinhada com os objetivos da APICCAPS (Associação Portuguesa dos Industriais de Calçado, Componentes, Artigos de Pele e seus Sucedâneos). Como explicou o diretor de comunicação, Paulo Gonçalves: “Temos procurado mostrar aos clientes norte-americanos que Portugal é um parceiro de negócios válido, versátil, que alia o saber fazer a um design contemporâneo. Estamos no mercado americano para ficar!”
A elegância do calçado nacional no universoda alta-costura
Os Estados Unidos da América são um mercado prioritário para Portugal, ocupando actualmente a 6.ª posição entre os destinos das exportações nacionais. Nos últimos dez anos, as vendas de calçado português para este país duplicaram, aproximando-se dos 100 milhões de euros no final de 2024. “Ainda que já exportemos mais de 90% da produção para 170 países, consideramos o mercado norte-americano estratégico e a grande aposta da indústria portuguesa de calçado para a próxima década”, reforçou Paulo Gonçalves.
A elegância do calçado nacional brilhou também no universo da alta-costura. Para complementar os looks assinados por Willy Chavarria, tanto o estilista como Maluma optaram por um modelo clássico e sofisticado da marca portuguesa: uns mocassins pretos em verniz, que conjugam tradição e modernidade.
Com uma base de clientes exigente e sofisticada, sobretudo nos Estados Unidos, a Carlos Santos reforça, com esta visibilidade, a sua estratégia de internacionalização e afirma-se como um verdadeiro emblema do estilo português no panorama global da moda.