Depois de um ano em que, pela primeira vez, as comemorações do 25 de abril não ocorreram, 2021 traz de volta o dia da liberdade a S. João da Madeira. Exposição de Alfredo Cunha é um dos destaques.
O município celebra o 47.º aniversário do 25 de abril, com a presença de Alfredo Cunha, conhecido fotógrafo da revolução dos cravos, e de Augusto Lemos, que foi oficial sob o comando de Salgueiro Maia. As comemorações populares terão início já nesta sexta-feira, 23 de abril, pelas 15:00h, com a inauguração de mosaico comemorativo, que decorrerá no agrupamento de escolas Dr. Serafim Leite. No mesmo dia, posteriormente, ocorrerá o concerto de primavera, na Casa da Criatividade.
O átrio do fórum municipal será o palco de abertura da solenidade no dia 25 de abril, no qual o hastear da bandeira terá lugar, pelas 9h45. De seguida, sucede-se a sessão comemorativa, na Praça 25 de abril. Mais tarde, no edifício da Torre da Oliva, dar-se-á a inauguração de exposição de fotografia, “A liberdade passou por aqui”, de Alfredo Cunha. Por fim, acontecerá uma visita ao mural de Salgueiro Maia e Chaimite, na rua do Poder Local. A meio da manhã, vão realizar-se, também, as comemorações populares, nomeadamente a “Manhã infantil”, com jogos tradicionais e atividades lúdicas, e a atuação de várias coletividades locais.