Sociedade

Rua do Poder Local está de “cara lavada”

• Favoritos: 76


A requalificação passou a contar com um espaço mais moderno, inclusivo e agradável. Com um investimento de cerca de 115 mil euros, acrescidos de IVA, financiados pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), a requalificação urbanística da Rua do Poder Local permitiu ao bairro, com o mesmo nome, estar de “cara lavada”. Uma estratégia que, segundo a autarquia, terá continuidade noutros bairros da cidade.

“Este espaço saiu mui­to valorizado face, à situação em que se encontrava antes da realização das obras.” Esta foi a garantia do presidente da Câmara Municipal de S. João da Madeira, na cerimónia oficial das obras de requalificação da Rua do Poder Local, em S. João da Madeira, na última quinta-feira, dia 13.
Jorge Vultos Sequeira salientou a “importância” deste bairro para as cerca de 120 famílias que ali vivem e que, agora, podem beneficiar da “estratégia de valorização e de reabilitação do bairro, que começou no anterior mandato”, com a pintura de um mural de Salgueiro Maia, com a colocação da bandeira nacional e de uma chaimite. “É um bairro onde o 25 de abril, na cidade, tem vindo a ser celebrado”, acrescentando que quem ali vive “tem sentido a valorização do bairro”.
A intervenção representou um investimento de cerca de 115 mil euros, acrescidos de IVA, e foi financiada através do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), um programa destinado a apoiar a modernização e melhoria das infraestruturas urbanas no país.
O autarca explicou que o projeto de requalificação incluiu diversas melhorias na área. Um dos principais destaques passou pela instalação de equipamentos inclusivos no parque infantil, com o objetivo de tornar o espaço “mais acessível” a todas as crianças, incluindo as com dificuldade de mobilidade condicionada. Foi também efetuada a substituição do pavimento de amortecimento, garantindo “maior segurança e conforto para os utilizadores do parque”, enfatiza o edil.

Foram colocadas novas peças alusivas ao 25 de Abril

A intervenção abarcou ainda a melhoria dos espaços ajardinados, proporcionando um ambiente mais cuidado e agradável para quem frequenta a rua. “Os passeios foram totalmente remodelados, com a melhoria das condições de circulação, tornando-os mais acessíveis e seguros para os peões”. A atualização da iluminação pública foi uma das prioridades, com a substituição dos pontos de luz, “contribuindo para uma maior segurança e conforto durante a noite”.

Uma das particularidades desta requalificação foi a colocação de novas peças alusivas ao 25 de Abril, como parte da homenagem à Revolução dos Cravos. Estas peças “vêm complementar” o mural dedicado ao Capitão Salgueiro Maia e o veículo chaimite do exército português, que já se encontravam na zona. “Juntos, estes elementos ajudam a preservar e divulgar a memória histórica e os valores democráticos da Revolução”, realçou Sequeira.
A intervenção contribuiu para melhorar a acessibilidade, criando condições mais adequadas para pessoas com mobilidade condicionada, e para aumentar a atratividade da zona, tornando-a um local mais convidativo e seguro para todos.
O autarquia fez questão de sublinhar que a “estratégia” de requalificação dos espaços públicos da cidade “vai ter continuidade e chegará a outros bairros”, para que os habitantes dessas zonas “possam ter a mesma igualdade e o mesmo tratamento que foi dado, por exemplo, ao Bairro do Poder Local”, rematou.

76 Recomendações
262 visualizações
bookmark icon