Sociedade

Rotary Club de S. João da Madeira comemora os seus 60 anos

• Favoritos: 63


Realizam-se, no próximo dia 15 de abril, as comemorações dos 60 anos do Rotary Club de S. João da Madeira.

A data oficial do aniversário é o dia 8 de abril, mas, coincidindo este dia com o domingo de Páscoa, as celebrações foram transferidas para o dia 15, sábado.
Assim, pelas 18 horas, realizar-se-á, na Torre da Oliva, a inauguração da “Mostra ibero-americana de artes plásticas”, em que participa uma vintena de artistas de Espanha, Portugal, Brasil e Peru. O comissário da mostra será o escultor galego Armando Martinez. Entre os trabalhos a expor, e como forma de homenagem, inclui-se um significativo número de quadros do pintor sanjoanense Armando Tavares, já falecido, e grande amigo do Rotary Club de S. João da Madeira. Esse núcleo terá como tema “A indústria sanjoanense na pintura de Armando Tavares”. A mostra estará aberta ao público até ao dia 15 de maio, podendo ser visitada no horário de funcionamento da Torre da Oliva.
No dia 15 de abril, os convidados do Rotary Club terão mais dois momentos de convívio: pelas 16h30, uma visita guiada ao Museu do Calçado, e, às 20h00, um jantar festivo de aniversário no antigo salão dos Bombeiros.

História
O Rotary Club de S. João da Madeira é uma associação sem fins lucrativos que integra o grande movimento mundial Rotary International. Foi fundado no dia 8 de abril de 1963 e o seu lema, tal como o de todos os clubes rotários do mundo, é “DAR DE SI, ANTES DE PENSAR EM SI”. Dos 27 fundadores, apenas um se encontra vivo, precisamente Flores Santos Leite. Membros do clube como Argel de Melo e Marcelino Chaves destacaram-se no movimento rotário nacional como governadores de distrito, tendo este último desempenhado cargos internacionais de relevo. Mais recentemente, também Fernando Laranjeira desempenhou as funções de governador, o que confere a este clube um caráter particular no movimento rotário nacional. Além de numerosas outras realizações de caráter social e cultural, é o Rotary sanjoanense que tutela a Universidade Sénior, uma instituição de primordial importância na vida social e cultural de S. João da Madeira. Projetos como a “Sopa solidária”, as Bolsas de estudo, o apoio a crianças e jovens são também significativos do caráter do clube. Internacionalmente, o maior destaque vai para o projeto de combate à poliomielite, End polio now, que tem envolvido todos os clubes rotários do mundo, permitindo avanços decisivos na erradicação dessa terrível doença.

63 Recomendações
225 visualizações
bookmark icon