Rostos sem Máscara - 37 -“A minha montra sempre foi muito comentada pela qualidade da fruta”
Idalina Girão é uma mulher orgulhosa e feliz com aquilo que faz, e nem a reforma a fez mover de um trabalho que a tira cedo da cama, optando por continuar a conquistar os seus clientes pela qualidade dos produtos que vende.
Idalina Girão, 68 anos, levanta-se, muitas vezes, antes do sol nascer, para trazer para o seu minimercado, “em miniatura”, como carinhosamente lhe chama, a melhor fruta, legumes frescos que fazem do “Fumadinho Caseiro”, na Rua Visconde, em S. João da Madeira, um espaço de paragem obrigatória de muitos sanjoanenses. “Estou cá há 40 anos. Fui eu que abri esta loja a quem sempre chamei de minimercado à moda antiga, porque assim o é. Os meus clientes são família, e muitos deles estão cá desde a abertura da loja”, conta.
Numa área com muita concorrência, aquela comerciante acredita que existem vários fatores diferenciadores na sua loja. “Temos produtos que mais ninguém tem. Nunca foi minha intenção ser mais um. Queria ser diferente. Não facilito no que diz respeito à qualidade dos produtos que vendo, em particular da fruta”.
Quem ali passa não fica indiferente à vitrina que Idalina prepara. “A minha montra sempre foi muito comentada pela qualidade da fruta. As pessoas ficam deliciadas a ver. É, e sempre foi diferente”, diz, orgulhosa.
O cheiro das cerejas confundem-se com o doce dos pêssegos vermelhos. O verde da papaia mistura-se com a mesma cor do melão. As mangas combinam com o amarelado das nêsperas expostas na montra e nas prateleiras, com os cachos de bananas pendurados. “Sou vaidosa em tudo aquilo que faço. Fui aprendendo a melhorar, ao longo destes anos”, enfatiza.
Idalina mostra-nos, orgulhosamente, o seu minimercado. “A minha ideia sempre foi primar também pela simpatia”. Faz questão que os seus clientes se “sintam em casa”, e que ali encontrem um pouco de tudo “sem precisar de ir a outro local”.
Artigo disponível, em versão integral, na edição nº 3897 de O Regional,
publicada em 23 de junho de 2022