Obra foi concluída antes do prazo, segundo informação da Câmara Municipal, representando, nas palavras do autarca Jorge Vultos Sequeira, “um salto gigantesco” na melhoria da qualidade deste espaço localizado em frente à Escola de Fundo de Vila. Trata-se de “investir naqueles que mais merecem o nosso investimento, que são as crianças”, sublinha o edil sanjoanense.
A requalificação das instalações municipais onde funciona o ATL Gente Miúda é “um dos bons exemplos de aplicação do PRR”. A afirmação é do presidente da Câmara de S. João da Madeira, Jorge Vultos Sequeira, e foi proferida na inauguração dessa obra, que decorreu na última terça-feira, com a presença dirigentes e funcionários dessa instituição particular de solidariedade social (IPSS), professores, autarcas e técnicos municipais, assim como crianças que usufruem deste serviço e encarregados de educação.
Fátima Guimarães, dirigente do ATL Gente Miúda, também interveio, lembrando a história desta IPSS, em particular a inovação que constituiu a sua criação, há 38 anos, que colocou a cidade na linha da frente no que se refere a este tipo de serviço na região, situação que se mantém nos dias de hoje no Entre Douro e Vouga: “Ninguém tem uma resposta de ocupação dos tempos livres das crianças do 1.º ciclo e do 2.º melhor do que S. João da Madeira”.
Utilizado há mais de três décadas para realização de atividades de tempos livres (ATL), o referido espaço, localizado na Rua Cerqueira de Vasconcelos, na zona em frente à Escola de Fundo de Vila, “não tinha uma intervenção profunda há cerca de 30 anos”, lembrou Jorge Vultos Sequeira.
O edil enalteceu o trabalho que aí tem sido desenvolvido e que já beneficiou “milhares e milhares de crianças e de famílias de S. João da Madeira e de fora de S. João da Madeira, de Portugal e do estrangeiro”. Trata-se, no fundo, de “um espaço multicultural, onde convivem crianças de diversas nacionalidades, um espaço de partilha, de aprendizagem, onde se transmitem bons valores”.
Com as obras de requalificação agora inauguradas, o autarca considera que foi dado “um salto gigantesco na melhoria da qualidade das instalações”, o que, na prática, representa “investir naqueles que mais merecem o nosso investimento, que são as crianças, que são o nosso futuro”.
Investimento de 255 mil euros
Esta intervenção foi concluída antes do prazo, de acordo com informação da Câmara Municipal, e inseriu-se no projeto “ATL Para Todos”, desenvolvido pela autarquia, com financiamento do PRR. Em traços gerais, as instalações em causa foram totalmente renovadas e reorganizadas, por forma a melhorar a sua funcionalidade, com destaque para a acessibilidade de pessoas com mobilidade condicionada.
Em concreto, procederam-se a trabalhos de resolução de patologias, renovação de sanitárias, climatização, substituição e relocalização de mobiliário, construção de novas cozinhas, substituição de pavimentos, aplicação de revestimentos e pintura.
Como foi sublinhado na inauguração, a elaboração do projeto desta obra constituiu um processo participado, já que a gestão técnica do ATL Gente Miúda esteve envolvida nesse trabalho desde o primeiro momento, em articulação com os serviços camarários e o arquiteto.
A requalificação das instalações inseriu-se numa empreitada municipal de cerca de 255 mil euros, no âmbito da qual está igualmente a decorrer uma intervenção na Estudaria, outro espaço onde o ATL Gente Miúda desenvolve atividade, localizado, neste caso, na Praça Barbezieux.
Estes dois polos são frequentados por mais de uma centena de crianças dos dois primeiros ciclos do ensino básico que aí ocupam os seus tempos livres, com atividades lúdico-pedagógicas e estudo acompanhado.