Sensibilizar, educar e consciencializar os alunos para a forma como os estudantes e a população lidam com a diferença e incapacidades, numa altura em que a cidade recebe cada vez mais estrangeiros, foi o mote para uma palestra, na Oliveira Júnior
A Esquadra da PSP de S. João da Madeira, através do Modelo Integrado de Policiamento de Proximidade, (MIPP), levou a efeito, na última quinta-feira, dia 20, uma ação de sensibilização, no âmbito da temática “Sim à Diferença”, para alunos da Escola Oliveira Júnior
“É importante que conheçam todas as formas de descriminações, diferenças de género, entre raças, etnias, culturais e religiões. Só todos juntos vamos conseguir promover o respeito universal pelas diferenças, pela justiça e pelos direitos humanos”, explicou o Agente Rodrigues, da Escola Segura da Esquadra de S. João da Madeira, mais conhecido por “Tonecas”, a uma turma do 5.º ano.
No fim, em declarações a ‘ O Regional’, o agente sublinhou a “importância” desta palestra, e de todas as que a Escola Segura de S. João da Madeira está a levar junto das escolas da cidade, uma vez que se trata de um assunto “que merece ser debatido, partilhado junto dos estudantes”, para que “percebam, numa altura em que S. João da Madeira tem cada vez mais população estrangeira nas escolas, a forma como estas devem ser recebidas e respeitadas”, lembrou.
Trata-se de uma ação que está a ser levada a efeito até amanhã, dia 28, a nível nacional, e a ação envolve o Programa “Escola Segura” e a “Estratégia Nacional para a Igualdade e a Não Discriminação” – Portugal + Igual. Direcionada para jovens do ensino básico (2.º e 3.º ciclo), bem como do ensino secundário, a atividade pretende “contribuir para um maior conhecimento, nestas idades”, de todas as formas de descriminações, “diferenças de género, e religiões”, promovendo o respeito universal pelas diferenças, pela justiça e pelos direitos humanos.
A operação assinalou, ainda, no último domingo, dia 23, o Dia Mundial da Liberdade, criado pela ONU e proclamado pela UNESCO.