Sociedade

“Picadinha” volta a mobilizar dezenas para rastreios gratuitos

• Favoritos: 47


A iniciativa “Picadinha” voltou a mobilizar dezenas de pessoas para rastreios gratuitos na Biblioteca da Junta de Freguesia confirmando a adesão elevada que tem marcado o projeto ao longo do ano, e a organização admite o alargamento para 2026

Quase a fechar o ano, a iniciativa “Picadinha” voltou a registar uma adesão significativa na Biblioteca da Junta de Freguesia de São João da Madeira, segundo dados da organização. A sessão mais recente manteve o padrão elevado de participação que tem marcado este projeto de rastreios mensais gratuitos, segundo o presidente da Junta de Freguesia. “A Picadinha é um projeto que não necessita nem de apresentações nem de qualquer justificação para a sua continuidade. Os números falam por si”, enfatiza Rodolfo Andrade. O autarca acrescenta que a prova disso está na “adesão massiva e regular” de grande parte das pessoas que a procuram e que vêem na Picadinha uma forma de “controlar alguns indicadores de saúde importantes para o seu bem estar diário e para controlo e encaminhamento para os profissionais de saúde”.
Promovida pela Junta de Freguesia, em Fundo de Vila, com a colaboração da Escola Superior de Saúde Norte da Cruz Vermelha Portuguesa, a iniciativa aposta na prevenção como eixo central da intervenção junto da população. Em cada edição são avaliados indicadores como a pressão arterial, a glicemia e o colesterol.
O presidente da Junta acrescenta ainda que a “adesão é crescente e, mais importante, regular”. A parceria entre a Junta e a escola superior de enfermagem permite, segundo o autarca, “oferecer um serviço com qualidade e cada vez mais rápido. Todos os meses JF procura melhorar este que é já um serviço de referência”.

A próxima sessão decorre a 27 de dezembro

Fernanda Pinho e João Pinho, residentes na Mourisca, louvam a iniciativa e defendem que a mesma chegue a outros pontos da cidade. “São muito importantes estes rastreios, mas deviam chegar a outras zonas da cidade”, explicam à reportagem. Sobre o assunto, Rodolfo Andrade refere que, para já, a iniciativa vai continuar como está e que, em 2026, a Junta irá analisar a possibilidade de adicionar outros pontos, sendo que será sempre “mais um e não em alternativa”.
A organização sublinha a consolidação do projeto ao longo de 2025, ano em que a “Picadinha” manteve uma regularidade mensal e reforçou a sua presença junto dos sanjoanenses, assumindo-se como uma resposta de proximidade na área da saúde preventiva.
Com a aproximação das festividades natalícias, período associado a alterações nos hábitos alimentares, é deixado um apelo à prevenção e ao controlo regular dos principais indicadores de saúde.
A próxima sessão está marcada para o dia 27 de dezembro, na Biblioteca da Junta de Freguesia, em Fundo de Vila, em São João da Madeira. O rastreio é gratuito e não exige marcação prévia.

 

47 Recomendações
comments icon0 comentários
0 favoritos
137 visualizações
bookmark icon

Escreva um comentário...

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *