Sociedade

Peregrinação Missionária 2025 convoca fiéis para caminhada

• Favoritos: 39


A Sociedade Missionária da Boa Nova está a preparar dois momentos para o mês de junho, marcados por fé e espírito comunitário.

A Festa Missionária terá lugar na Quinta do Seminário das Missões, em Cucujães, e inclui atividades ao longo de todo o dia. Pelas nove horas, abre a feirinha missionária, seguida, às 10h30, por um momento de oração com o Terço e Procissão com Nossa Senhora das Missões. A Eucaristia será celebrada pelas 11 horas, culminando com “um almoço partilhado e uma tarde recreativa”, que contará com música, sorteios e momentos de convívio.
Maria da Conceição Resende, colaboradora da organização e responsável pelo grupo missionário da paróquia, destacou o valor desta tradição. “Isto é uma tradição muito antiga. É um dia ou dois. Há pessoas que só vão no domingo”, mas referiu que a maior parte vai sábado e domingo.
Duas semanas depois, os missionários rumam até Fátima para viver a Peregrinação Missionária Nacional. O programa arranca no sábado, 14 de junho, pelas 14h30, com uma Sessão Missionária no auditório do Centro Pastoral Paulo VI. Segue-se a saudação a Nossa Senhora na Capelinha, pelas 17 horas, e a Eucaristia na Basílica da Santíssima Trindade, com horário marcado às 18 horas. O dia termina com o tradicional Terço e procissão de velas, às 21h30.
“Portanto, é um dia de reflexão. Temos momentos de oração. Também temos aquela partilha, com testemunhos. É muito bom”, explicou ao jornal ‘ O Regional’, Maria da Conceição, sublinhando o ambiente de interioridade e comunidade que se vive em cada instante da peregrinação.
No domingo, 15 de junho, o dia começa cedo, com a Via Sacra nos Valinhos, pelas sete horas, seguida do Terço na Capelinha das Aparições, pelas 10 horas, e da Eucaristia no recinto, às 11 horas, que culminará com a procissão de adeus.
Um dos pontos altos destas iniciativas tem sido a forte participação juvenil, que Maria da Conceição fez questão de salientar, de que “é sempre interessante. Vão muitíssimos jovens. E não são só daqui de S. João da Madeira. Há grupos de várias localidades do país. Por exemplo, da Maia. Há imensos jovens.”
A colaboradora deixou ainda um apelo entusiasmado à participação da comunidade. “Queria incentivar as pessoas. São dias muito bons, em reunião com Nossa Senhora, em Fátima”, mas ao mesmo tempo também de convivência entre as pessoas. A Sociedade Missionária da Boa Nova convida, assim, todos os fiéis a unir-se a esta jornada espiritual.

39 Recomendações
233 visualizações
bookmark icon