Sociedade

Parque do Rio Ul recebeu visita no âmbito do projeto municipal “Interferências 1.0”

• Favoritos: 7


Esta atividade decorreu no passado sábado, 10 setembro.

Por iniciativa do Teatro da Didascália, o Parque do Rio Ul recebeu alguns elementos do projeto “Interferências 1.0” para uma visita guiada sobre plantas exóticas invasoras: "As plantas invasoras do Parque do Rio Ul". Esta atividade decorreu no passado sábado, 10 setembro.
O Teatro da Didascália, que assume na sua prática de trabalho as preocupações ambientais, desafiou alguns participantes desse projeto a diminuir a pegada carbónica deixada pelo intenso trabalho que desenvolveram nos passados meses, com uma ação de controlo de plantas invasoras presentes no Parque do Rio Ul.
Depois de uma breve sessão de apresentação do parque e de introdução à temática das espécies exóticas invasoras, o grupo partiu para a ação, controlando vários exemplares de espécies de tintureiras (Phytolacca americana) e erva-das-pampas (Cortaderia selloana).
Não foram também esquecidos alguns exemplares de austrálias (Acacia melanoxylon) e mimosas (Acacia dealbata), que permitiram colocar em prática um dos métodos de controlo de plantas invasoras: o método do descasque.
Esta participação cívica, que também representou um momento de despedida para o grupo, não só se mostrou bastante gratificante pelo resultado do trabalho desenvolvido, como ainda contribuiu para a sensibilização desta que é a grande problemática da presença de espécies exóticas invasoras nos ecossistemas.

 

7 Recomendações
92 visualizações
bookmark icon