Sociedade

Oliva Creative Factory acolhe atividades para celebrar Orgulho Queer

• Favoritos: 97


S. João da Madeira será novamente inundada de cor e luz durante este sábado, dia 16 de setembro, numa noite que promete celebrar a diversidade e desafiar a discriminação. O ponto de encontro será na Oliva Creative Factory, pelas 17h00.

Segundo nota de imprensa, este ano, o Grupo Informal de Jovens EcosAção toma uma posição contra a discriminação, assédio e violência enfrentados diariamente pela comunidade Queer, organizando uma marcha noturna. Sob o lema “Deixa o teu Orgulho Brilhar”, o grupo convida todos os participantes a soltar a imaginação, usar roupas coloridas e abraçar o néon para “iluminar S. João da Madeira”, segundo o coletivo do EcosAção.
Semelhante aos anos anteriores, o evento estende-se além da marcha. A partir das 17h, todos são convidados a participar numa Oficina de Cartazes. Durante a iniciativa, também decorrerá a Feira de Arte Queer(o)Arte, na qual artistas de várias disciplinas são convidados a expor os seus trabalhos e, se desejarem, vendê-los (inscrições que ainda se mantém abertas).
A marcha noturna, que detém como principal objetivo o de “partilhar uma mensagem que enfatizasse a luta por direitos quer, com o intuito de trazer para a cidade uma reflexão sobre essa mesma temática”, terá início pelas 21 horas, com duração prevista de uma hora.
“Estamos ansiosos pela edição da 3.ª marcha de São João da Madeira deste ano, que terá um molde distinto, relativamente às duas anteriores. Desde a edição de 2022 que temos procurado ser mais versáteis e diversificados nas atividades que trazemos para a Marcha”, acrescentou a organização do EcosAção.
Em meio ao cenário de crescimento e modernização, o grupo comprometido em promover os Direitos Humanos na comunidade de S. João da Madeira afirma: “De nada serve viver numa cidade “desenvolvida” em infra-estruturas sem antes termos desenvolvido as questões de Direitos Humanos. É urgente educar-nos, sempre, quebrar preconceitos ou pelo menos questioná-los (e desconstruí-los). Lutamos por isso, procurando estar na linha da frente desse trajeto no município”.
Após a reivindicação pelas ruas, os participantes retornarão à Oliva Creative Factory para desfrutar de sets de DJs e performances de artistas queer emergentes, como: FRANKIEOUFILO, Aliann, DJ PROBLEMATIKO, entre outros de maneira a “demonstrar um propósito claro: acolher pessoas LGBTQIA+, valorizar o seu trabalho e conferir um espaço confortável”. O evento também contará com a presença de food trucks e um bar de bebidas.

97 Recomendações
195 visualizações
bookmark icon