S. João da Madeira comemora terça-feira, 11 de Outubro, o 96.º Aniversário da sua emancipação concelhia. Para assinalar a data, a Câmara preparou um programa festivo, onde se destaca a atribuição da Medalha de Mérito Municipal em Ouro a ‘O Regional'
O envolvimento das escolas é mais uma vez um dos grandes destaques do Dia do Município de S. João da Madeira, que se celebra na terça-feira, 11 outubro.
Sob a designação “Celebrar a nossa história“, esta participação da comunidade educativa sanjoanense volta a assumir-se um fator diferenciador no programa deste 96.º aniversário da emancipação concelhia.
Trata-se de um projeto que emana da Assembleia Municipal de S. João da Madeira, em articulação com a Câmara, visando envolver as novas gerações na vida da cidade, objetivo que também está na base da criação da Assembleia Municipal Jovem.
S. João da Madeira conquistou a sua independência por decreto datado de 11 de Outubro de 1926, com a criação do município sanjoanense, refletindo o grande desenvolvimento que a então vila já registava.
Nesse documento, o novo concelho era já descrito como o «centro industrial mais importante do distrito de Aveiro», reconhecendo-se que o seu progresso económico e social estava a ser «prejudicado, sufocado pela sua inferior categoria administrativa».
Os sanjoanenses são, assim, convidados a celebrar a sua história com as escolas do concelho na terça de manhã, no Fórum Municipal, logo a seguir ao hastear das bandeiras, às 10h30, momento que contará com a presença dos Bombeiros Voluntários.
“Celebrar a nossa história”
No átrio do edifício da autarquia, vão estar disponíveis várias exposições temáticas. “Artes e Ofícios” do Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite; “Emigração”, da responsabilidade do Agrupamento Oliveira Júnior; “História”, do Agrupamento João da Silva Correia e “Indústria” do Centro de Educação Integral (CEI).
Serão ainda apresentadas rábulas. O Chá das 10: à mesa com João da Silva Correia; Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite, e Eu vim de longe, de muito longe! Agrupamento Oliveira Júnior.
As celebrações prosseguem, pelas 11h45, no Salão Nobre do Fórum Municipal, com a sessão solene comemorativa, que incluirá a entrega do Prémio Literário João da Silva Correia e menções honrosas, bem como a atribuição da Medalha de Mérito Municipal a ´O Regional’.
À tarde, o programa inclui, pelas 17 horas, um concerto da Banda de Música da Força Aérea, na Casa da Criatividade, com entrada livre.
As comemorações estendem-se até dia 15 de outubro, com a inauguração da exposição do Centro de Arte da Associação Cultural Alão de Morais (ACAM) “Victor Palla – Maria José Palla – Centenário do nascimento de Victor Palla”, na Torre da Oliva, pelas 17h30.
Medalha de Mérito Municipal a ´O Regional’
‘O Regional’ vai receber a Medalha de Mérito Municipal em Ouro, na cerimónia do 96.ª aniversário da Emancipação Concelhia, depois de a proposta do Presidente da Câmara ter sido aprovada, por unanimidade, na Assembleia Municipal.
A atribuição desta distinção ao jornal acontece no quadro do seu centenário.
A Associação Portuguesa de Imprensa enviou um e-mail a ‘O Regional’, congratulando-se por “tão merecida distinção honorífica e pelo reconhecimento do serviço prestado à comunidade sanjoanense. Que este dia fique registado na memória de todos e que prevaleça por muitos mais anos e que continuemos, assim, a demonstrar a força da imprensa em Portugal, tão importante como o pilar da democracia e elo de ligação com a comunidade”, refere a mesma mensagem.
Lembramos que 2021 foi o Ano Português da Imprensa Regional, a Associação Portuguesa de Imprensa considera que “reconhecimentos públicos” como este “fortalecem o papel e a projeção dos jornais, especialmente os regionais e locais”.