Sociedade

O currículo adaptado ao mercado de trabalho atual

• Favoritos: 121


As mudanças no mercado de trabalho são constantes, e isso fará que tenha de se adaptar às constantes atualizações se quer ter sucesso. Seja a nível tecnológico, nas práticas ou nas expectativas, deve manter-se o mais atualizado possível. O currículo, embora seja uma forma tradicional de nos apresentarmos a um recrutador, tem sofrido mutações. Deve manter-se o mais informado possível face a essas mudanças, e neste artigo tentamos explicar-lhe algumas das mais recentes tendências e formatos.

Era Digital mudou tudo
Os currículos em papel parecem coisa do passado em muitas áreas. Hoje estes não só se digitalizaram como são mais dinâmicos, podendo ser acedidos em sites pessoais, portefólios digitais ou em plataformas como o LinkedIn.
Estas são maneiras mais diretas e eficazes de demonstrar as suas competências e
experiência que vão além do que o papel deixaria. Até porque cada vez mais se valorizam habilidades técnicas e digitais mais específicas que pode facilmente demonstrar online.

O currículo mudou
Deve ter em atenção que um currículo da atualidade já não se limita a uma lista das suas competências e experiência académica e de trabalho. Estima-se que apenas 2% dos currículos passem da primeira fase, por isso é bom não ficar na sombra.
Embora criar um currículo com as exigências atuais possa paracer difícil, é possível aceder a plataformas online que oferecem modelos de currículo elaborados por profissionais e que podem ser testados gratuitamente. Assim, pode criar um currículo que vá ao encontro do que é esperado por parte dos recrutadores.

As palavras-chave são essenciais
As palavras-chave são um parâmetro essencial nos currículos. No mercado atual, muitas empresas usam sistemas de rastreamento dos candidatos (ATS). E se o seu currículo não tiver o que é procurado, pode nem chegar às mãos do recrutador.
Isto significa que deve estudar atentamente a descrição da vaga, de forma a que o currículo corresponda às palavras-chave necessárias. Desta forma irá destacar-se dos demais, e garantir que passa pelo sistema.

Personalize e atente ao design
Não existem dois anúncios de emprego iguais, e isso significa que o seu currículo se deve adaptar à circunstância. Até porque se enviar um currículo genérico para todas as oportunidades, isso será notado pelos recrutadores. É imperioso que adeque a sua
experiência e capacidades a cada vaga.
Também neste âmbito, a estética e o design dos currículos possuem cada vez mais
relevância. Deve ter um currículo com elementos visuais atraentes para criar a melhor
primeira impressão possível.
Se tiver informação importante para passar a um recrutador, um gráfico, uma infografia ou outro elemento visual pode ser a escolha certa. Não só é mais atrativo ao olhar, como pode ser uma forma mais efetiva de passar a mensagem.

O currículo como algo dinâmico
O currículo tornou-se algo dinâmico, e não apenas um conteúdo estanque e limitado a
demonstrar o que você sabe fazer no papel. Dessa forma, adapta-se ao mercado de trabalho  moderno. Essas mudanças não passam apenas pelas alterações registadas nas práticas de contratação. Também refletem a forma como cada candidato tem de se destacar num ambiente cada vez mais competitivo.
Seja criativo e mostre aos recrutadores que fez um currículo personalizado a pensar na vaga específica. E claro, não se esqueça das palavras-chave que o ajudarão a ganhar alguns pontos na hora da escolha. Seguindo estas dicas, estará mais perto de conseguir a vaga desejada.

121 Recomendações
146 visualizações
bookmark icon