Sociedade

Nova rede de autocarros da AMP com início adiado para 1 de dezembro

• Favoritos: 150


A UNIR, nova rede de autocarros da AMP, vai começar a operar a partir do dia 1 de dezembro, um mês depois do previsto, para “garantir as condições necessárias para o início da operação”.

00Jorge Sequeira, Presidente da Câmara de S. João da Madeira, sobre o adiamento do início de operações, reiterou a 'O`Regional' o mesmo argumento da AMP, referindo que o “serviço tal como existe mantém-se até 1 de dezembro”, reforçando que “a decisão de adiar por um mês o início da nova rede foi tomada por todos os 17 Municípios da Área Metropolitana do Porto (AMP)”, e que se relaciona com “a necessidade de alargar o período de transição e adaptação das empresas à operação”.
“O município de S. João da Madeira está a trabalhar com a AMP, e com o novo operador para preparar a transição para o início da nova rede, sendo que o serviço atual se mantém em funcionamento até lá”, acrescentou o edil. Sequeira acrescentou que, ainda na semana passada, “se realizou uma reunião de trabalho em S. João da Madeira entre as câmaras municipais de Arouca, Oliveira de Azeméis, Santa Maria da Feira, Vale de Cambra e S. João da Madeira, a AMP e o novo operador, precisamente para preparar a transição para a nova rede”.
Por sua vez, a AMP adiantou ao jornal ECO, que em conjunto com os seus cocontratantes, e com os seus municípios, tem estado a trabalhar em estreita colaboração para garantir que a nova operação assegure o melhor serviço possível aos passageiros. Acautelou também que a par com as políticas da União Europeia foi definida uma “estratégia completamente nova”, que irá fazer com que mais pessoas utilizem os transportes públicos de modo a avançar para uma mobilidade mais sustentável, uma gestão mais eficiente das cidades, e uma redução das emissões de carbono.
A instituição reforçou assim o seu compromisso de garantir um transporte público de qualidade, dentro da sua área de ação, agradecendo “a compreensão dos passageiros durante este período de ajuste”.
Composta por mais de 430 linhas, a nova rede substituirá os atuais operadores privados nos 17 concelhos da AMP, acaba com o modelo de concessões linha a linha, herdado de 1948, incorpora o sistema Andante, e os seus autocarros vão ter uma imagem comum em todo o território, sendo predominantemente azuis, pretos e brancos.

150 Recomendações
1196 visualizações
bookmark icon