Na contagem decrescente para o Natal, aumenta o trabalho nas padarias e pastelarias de S. João da Madeira, que sentem a necessidade de reforçar a “equipa”, para dar resposta às encomendas.
Estamos a poucos dias do Natal, aquela altura do ano em que cada mesa se enche de doces e sobremesas. Desde os clássicos, como o bolo-rei, bolo-rainha, ao tronco de Natal, rabanadas, bilharacos e pão-de-ló. Por todo o país, a doçura faz parte do menu. As filas para comprar as iguarias típicas da época começam cedo.
Nesta fase, as pastelarias em S. João da Madeira ficam sem mãos a medir para as encomendas, que chegam de todo o lado. Se a maioria das pessoas continua a apostar no “rei da mesa” – o bolo-rei –, outras preferem outro tipo de iguarias. Esta semana, ´O Regional’ acompanhou os preparativos para dias de muitas encomendas.
Apesar do bolo-rei continuar a ser obrigatório na mesa de muitas famílias, Carla Pinho prefere disponibilizar outras doçuras. “Tenho clientes que gostam de ter bolos personalizados neste dia e encomendam doces com um pai Natal ou uma rena, com azevinho natural”, decorações “específicas alusivas a esta época”, revela a proprietária do espaço.
Poderá ter acesso à versão integral deste artigo na edição impressa n.º 4015, de 19 de dezembro de 2024 ou no formato digital, subscrevendo a assinatura em https://oregional.pt/assinaturas/