Natural do concelho de Tondela, distrito de Viseu, ali nasceu em 1946 (76 anos).
Professor do Ensino Básico, assentou arraiais em S. João da Madeira, onde se impôs como docente dedicado e escrupuloso.
Era casado com Almerinda Gomes, que abandonou a profissão de enfermeira parteira para tirar o curso de professora, para muito acertadamente, fazer uma melhor vida a dois.
Deste casamento nasceram dois filhos, o Dr. Roberto que é médico em Aveiro e a Dr.ª Patrícia professora de Matemática, no Ensino Secundário, em Oliveira de Azeméis.
Os netos, dois de cada filho, faziam as delícias do avô, que lhes dedicava todo o tempo possível.
Foi na Pedra Branca, em Macieira de Sarnes, que encontrou o terreno que o satisfez e ali mandou construir uma linda vivenda, onde passou a residir.
A direção do Distrito Escolar de Aveiro dispensou-o da docência e nomeou-o Adjunto do Delegado da Direção Escolar de Aveiro, Prof. Manuel Ismaelino.
O Prof. José Carlos tornou-se um auxiliar valioso na gestão do movimento das escolas e Jardins de Infância.~
A sua colaboração foi preciosa no Carnaval das Escolas, nas marchas e na distribuição do Regionalzinho, um pequeno jornal fundado pelo Prof. Manuel Ismaelino e que teve o apoio de José da Silva Pinho, Administrador de ‘O Regional’.
O velório teve lugar numa casa mortuária de Vale de Cambra, seguindo o cortejo fúnebre para Cepelos, concelho de Vale de Cambra, terra da família.
O corpo ficou depositado na capela mortuária de família Gomes Matos.
Estiveram presentes muitos antigos delegados escolares dos concelhos do distrito de Aveiro.
Presentes também, a demonstrar o apreço em que tinham o Prof. José Carlos, estiveram antigos Diretores do Distrito Escolar de Aveiro, Prof. Gilberto Campos, e o seu adjunto Ladeira.
Quando o Delegado escolar, Prof. Manuel Ismaelino, se aposentou, foi o Prof. José Carlos nomeado para lhe suceder tendo desempenhado o lugar com muita dedicação e inteligência.
O Prof. José Carlos teve o acompanhamento até à sua última morada como merecia, com a amizade de seus ex-colegas e superiores.
Foi uma perda que lamentamos muito sinceramente.
À família enlutada, apresentamos as nossas sentidas condolências e para o Prof. José Carlos pedimos repouso na Paz do Senhor.