Os profissionais e utentes que se encontravam em isolamento depois de conhecido um caso positivo entre utentes do ATL Conde Dias Garcia e da Creche do Centro Infantil, a Santa Casa da Misericórdia (SCM) de S. João da Madeira procedeu ao levantamento das medidas profiláticas em ambas respostas sociais. A instituição faz saber em comunicado que, relativamente aos rastreios, foi cumprido novo ciclo de testagem generalizada a doentes e profissionais (periodicidade quinzenal) na Unidade de Cuidados Continuados Integrados. Nesta unidade verifica-se neste momento o isolamento profilático de uma enfermeira, por ter estado em “contato de risco com um familiar”.
Relativamente à vacinação, o comunicado refere que o plano vacinal está completo nos utentes e profissionais do Lar de Idosos de São Manuel, DO Lar de Idosos Dra. Leonilda Matos e da Casa de Repouso Manuel Pais Vieira Júnior. O mesmo aconteceu no Lar Residencial do Pisão, onde o plano ficou concluído na última semana, com a vacinação dos 10 utentes que em janeiro tiveram diagnóstico positivo à SARS-CoV-2
Recorde-se que a pandemia da covid-19 teve um impacto de 250 mil euros nos cofres da Santa Casa da Misericórdia de S. João da Madeira.