Sociedade

Ministra do Ambiente admite financiamento para terceira fase do Parque Urbano do Rio

• Favoritos: 156


A terceira fase do Parque Urbano do Rio Ul, em São João da Madeira, poderá avançar com apoio do Fundo Ambiental – indicação dada pela Ministra do Ambiente durante a discussão na especialidade do Orçamento do Estado para 2026, após questionamento do deputado social-democrata Paulo Cavaleiro.

 

 

O Grupo Parlamentar do PSD/Aveiro refere em nota de imprensa que o deputado Paulo Cavaleiro voltou a defender a concretização da terceira fase do Parque Urbano do Rio Ul e pediu ao Governo que apoie a materialização do projeto. Na audição parlamentar, o deputado destacou o impacto da intervenção já realizada – “Somos um concelho urbano e industrial, mas o parque foi capaz de ligar a cidade ao rio e a tudo o que ele traz de fauna e flora” – reiterando que a ligação ao rio permanece incompleta.
O social-democrata sustentou que a nova fase pode integrar a estratégia ProRios 2030 – “Água que Une”, que prevê investimentos para reabilitar 168 quilómetros de rios e ribeiras. Recordou ainda que o parque nas margens do Rio Ul foi desenvolvido no espírito desse programa e mencionou o projeto delineado por Sidónio Pardal, salientando que “falta intervir numa terceira fase”.
Ao descrever a proposta, Paulo Cavaleiro frisou que a intervenção pretende assumir um caráter complementar à requalificação do Rio Ul, estendendo-se até ao Rio Velho. O objetivo passa por criar “uma maior proximidade entre população residente e flutuante entre os recursos hídricos e os espaços naturais”. O deputado realçou igualmente que a reabilitação dos cursos de água deverá recorrer a técnicas de engenharia natural, com vegetação autóctone, e incorporar percursos cicláveis e pedonais, perguntando à governante se a operação pode obter financiamento no âmbito do ProRios 2030.
Na resposta, Maria Graça Carvalho recordou recentemente ter sido financiado “um parque que vai ser, mesmo, bonito”, em Vila Real, semelhante ao de São João da Madeira. A governante afiançou que o Parque Urbano do Rio Ul “pode ser financiado pelo Fundo Ambiental”, observando que o projeto se enquadra nos critérios definidos.
O Grupo Parlamentar do PSD/Aveiro sublinha, na mesma nota de imprensa, que o compromisso assumido pela Ministra do Ambiente abre uma expectativa positiva para a concretização deste prolongamento do parque urbano, cuja defesa o partido considera prioritária para reforçar a integração entre cidade e património natural.

156 Recomendações
465 visualizações
bookmark icon

Farmácias abertas

tempo