O Comité de Direção da empresa decidiu distribuir, dentro da sua estratégia de partilhar os lucros, meio prémio adicional ao prémio por objetivos que é partilhado anualmente. O bónus anual pode ascender a dois salários para quem está na retalhista há pelo menos cinco anos.
No âmbito da sua estratégia de partilhar os lucros, a Mercadona anunciou esta semana, em comunicado, que vai distribuir 600 milhões de euros pelos mais de cem mil trabalhadores da empresa, sob a forma de premio extra pelo desempenho anual, além do prémio por objetivos que tradicionalmente reparte todos os anos.
O valor a distribuir este ano representa mais 50% do que o valor distribuído a trabalhadores em 2023 (405 milhões de euros).
A empresa esclarece ainda os critérios para a distribuição do prémio, “em março, os colaboradores, após o primeiro ano e caso atinjam as metas e objetivos definidos no início do ano, receberão um salário extra, valor que ascende a dois salários depois de alcançados cinco anos de antiguidade. Este ano, excecionalmente, os colaboradores receberão adicionalmente um prémio extra correspondente a metade do seu salário”, lê-se no comunicado.
Esta medida pretende evidenciar os colaboradores da Mercadona que são os principais responsáveis pelo sucesso da empresa, que uma vez mais confirmaram ser o maior ativo para os "Chefes" (como internamente a empresa designa os seus clientes). Acrescenta ainda que “o compromisso com a melhoria constante da eficiência produtiva e da gestão, têm como resultado um Carrinho de Compras com mais qualidade e económico no mercado, fazendo com que dia após dia cada vez mais pessoas optem por ele. Isto reflete-se num aumento significativo do número de clientes que efetuam as suas compras na Mercadona, consolidando o seu crescimento e o constante aumento da sua quota de mercado.
Desde que os acionistas da Mercadona lançaram esta iniciativa, em 2001, a empresa já distribuiu com os seus colaboradores mais de 5.580 milhões de euros. Este número reflete o compromisso da empresa com o crescimento partilhado e com o lucro mútuo.
A Mercadona está em Portugal desde 2019, e tem atualmente 49 supermercados. No distrito de Aveiro a cadeia de supermercados conta com oito lojas. Duas em Aveiro, em Águeda, Espinho, Lourosa, Ovar, S. Maria da Feira e em S. João da Madeira. Para 2024, estão previstas a abertura de mais lojas, nomeadamente na cidade vizinha de Oliveira de Azeméis, e ainda nos distritos do Porto, Coimbra, Guarda, Évora e Leiria.
Consulte as ofertas de emprego no distrito de Aveiro aqui.