A Mercadona vai reforçar a sua presença em Portugal com a abertura de 10 novos supermercados em 2025, elevando para 70 o número total de lojas no país. A primeira inauguração acontece já em março, em Santa Iria de Azóia, marcando a estreia da empresa no concelho de Loures.
Entre as novas localizações estão Loures (Santa Iria de Azóia e Frielas), Penafiel (Milhundos), Fafe, Leiria (Vale Sepal), Matosinhos (São Gens), Palmela, Lisboa (Alta de Lisboa e Quinta do Lambert) e Porto (Amial). A entrada na cidade de Lisboa será acompanhada pela abertura de um novo escritório corporativo na Alta de Lisboa, que complementará a sede da empresa em Vila Nova de Gaia.
Criação de emprego e reforço da equipa
Com presença em 12 distritos e mais de 7.000 colaboradores, a Mercadona já está a recrutar para diversas funções, como operador de supermercado, auxiliar de manutenção e operador de armazém. As novas contratações integram um plano de expansão que, em 2024, já levou à incorporação de 1.700 novos funcionários.
A empresa anunciou ainda um aumento salarial de 8,5% para todos os colaboradores, em vigor desde janeiro de 2025. O salário de entrada fixou-se em 14.963,90 € brutos anuais, podendo atingir 20.465,10 € em quatro anos, além de subsídios de alimentação, domingos, feriados e trabalho noturno, bem como um prémio anual por cumprimento de objetivos.
Compromisso com a responsabilidade social
A Mercadona mantém uma política de responsabilidade social ativa, garantindo que todas as suas lojas em Portugal estabelecem parcerias com instituições locais para doação de bens essenciais. Em 2024, a empresa doou 1.300 toneladas de produtos alimentares a mais de 80 entidades sociais, o equivalente a 22.600 carrinhos de compras, reforçando o compromisso de "partilhar com a sociedade parte do que dela recebe".
A Mercadona em Portugal
2016 Anuncia o seu primeiro projeto de internacionalização em Portugal e a cria a empresa portuguesa Irmãdona Supermercados para a operação no país.
2017 Abre o Centro de Coinovação de Matosinhos para adaptar a sua oferta aos hábitos e preferências do “Chefe” (cliente) português.
2018 Arranque das obras do Bloco Logístico da Póvoa de Varzim e das primeiras lojas em Portugal, no distrito do Porto.
2019 Abre o primeiro supermercado Mercadona em Portugal, a 2 de julho, em Canidelo, Vila Nova de Gaia terminando o ano com 10 lojas no norte do país.
2020 Novos Escritórios em Vila Nova de Gaia atual sede da empresa em Portugal.
2021 Abertura do Centro de Coinovação de Lisboa e em Vila do Conde (Porto).
2022 Ampliação da capacidade logística no bloco da Póvoa de Varzim e arranque da construção do Bloco Logístico de Almeirim. Abertura das primeiras lojas no centro-sul.
2023 O grupo Mercadona ultrapassa os 100.000 colaboradores, dos quais 5.300 em Portugal.
2024 Alcança as 60 lojas em Portugal e dá início à atividade do Bloco Logístico de Almeirim.