S. João da Madeira acolheu mais uma edição do “mercadinho sustentável” da Primavera, que contou com 78 bancas de produtos agrícolas e de artesanato, espetáculos e ateliers para crianças. O evento juntou centenas de pessoas, segundo a organização.
O tempo ajudou, e foram muitos os que se deslocaram ao centro da cidade. No último domingo, dia 30, a Praça Luís Ribeiro, em S. João da Madeira, recebeu mais uma edição do Mercadinho Sustentável da Primavera, uma iniciativa com mais de uma década de história.
De acordo com a organização, este evento tem vindo a conquistar cada vez mais adeptos. A edição deste ano contou com a participação de 78 expositores e atraiu centenas de visitantes.
Promovido pela Câmara Municipal, através da sua Unidade de Ambiente, o mercadinho ofereceu uma variedade de produtos sustentáveis, como produtos da terra, cosméticos naturais e artesanais, artigos em segunda mão, artesanato diverso e doçaria caseira. Além disso, também foram apresentados artigos feitos a partir de materiais reciclados.
A edição de 2025 contou ainda com a participação de várias associações e instituições locais, como o Museu da Chapelaria, o Museu do Calçado e a Unidade de Turismo da autarquia, que dinamizaram atividades de animação e ateliers, enriquecendo ainda mais a experiência dos visitantes.
Durante a sua passagem pelo local, logo pela manhã, o presidente da Câmara Municipal, Jorge Vultos Sequeira, destacou o trabalho que tem vindo a ser feito pelo executivo na área do ambiente. Aproveitou também a oportunidade para sublinhar os resultados positivos de um estudo recentemente divulgado pela associação ambientalista ZERO, que coloca S. João da Madeira no “top 3” nacional dos municípios em termos de envio para valorização de resíduos urbanos biodegradáveis.