Sociedade

Mentefest alertou para a necessidade de cuidar da saúde mental

• Favoritos: 16


Programa incluiu realização de 7 workshops, que registaram um total de mais de 120 inscrições. O Mentefest S. João teve como mote o Dia Mundial da Saúde Mental e decorreu na Torre da Oliva.

O edifício da Torre da Oliva recebeu, no sábado (21 de outubro), o “Mentefest S. João”, que teve como mote o Dia Mundial da Saúde Mental, comemorado anualmente a 10 de outubro. A iniciativa foi promovida pelo Município de S. João da Madeira, em parceria com a Associação Mentemovimento e o Agrupamento de Centros de Saúde (ACeS) de Entre Douro e Vouga II – Aveiro Norte.
Integrado na Agenda Local de Saúde e no Projeto SER (SÃO) joanense, financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência. (PRR), o Mentefest visou «alertar para a necessidade de cuidar e preservar da saúde mental», como referiu a vereadora Irene Guimarães, responsável pela área da saúde na autarquia de S. João da Madeira.
No lançamento do evento, a autarca já havia salientado  que, nos dias que correm, as pessoas enfrentam “momentos desafiantes” que, em muitos aspetos, podem comprometer a saúde física e mental, o bem-estar e a serenidade de cada um, pelo que é importante “estar atentos a alguns sinais, sem nunca esquecer que temos de cuidar de nós”.

Encontros e partilhas

O programa incluiu a realização de três workshops da parte da manhã, dirigidos a adultos, e de outros quatro da parte da tarde, direcionados em especial a famílias. No final, decorreu um espetáculo de teatro sensorial promovido pelo grupo “Entrelinhas”, formado por utentes da Associação MenteMovimento.
Contando com 122 inscrições, este evento, além de ter sido “um importante propulsor para o autocuidado e o relaxamento”, foi também, de acordo com Irene Guimarães, “um espaço possibilitador de encontros e de partilhas, constituindo igualmente um convite para estar em família”.
Tendo por base testemunhos de pessoas que participaram em diferentes momentos do programa, a vereadora considera que o “Mentefest S. João» se traduziu num «excelente contributo para a criação de um melhor bem-estar pessoal e familiar».-

16 Recomendações
80 visualizações
bookmark icon