Os restaurantes McDonald’s do Grupo Francisco Nadais assinalaram o Dia do Fundador, prestando homenagem ao criador da marca, Ray Kroc, e aos seus princípios e filosofias, que são ainda hoje responsáveis pelo sucesso mundial destes restaurantes.
“Retribuir à comunidade parte daquilo que ela nos dá” é a máxima mais inspiradora para a McDonald’s.
Depois de um interregno, devido à pandemia, a celebração deste dia regressou aos restaurantes, a nível mundial, para reforçar os laços com a comunidade envolvente.
Para o efeito, em S. João da Madeira foram convidados alguns parceiros e entidades locais, que passaram uma boa parte do dia no Restaurante McDonald’s da cidade.
Presentes na iniciativa, que decorreu na terça-feira da semana passada (dia 4), estiveram o vice-presidente da Câmara Municipal de S. João da Madeira, José Nuno Vieira, o responsável pelos cinco restaurantes da região de Terras de Santa Maria, Francisco Nadais, representantes da Polícia de Segurança Pública do concelho, entre outras entidades e parceiros.
Depois da receção, feita por Francisco Nadais, os convidados ficaram a conhecer, através de um vídeo apresentado pelo Supervisor de Operações Luís Silva, a história de Ray Kroc.
O fundador da McDonald’s deixou princípios que são, ainda hoje, responsáveis pelo sucesso da McDonald’s em todo o mundo, entre eles o “retribuir à comunidade parte daquilo que ela nos dá”.
Durante a apresentação do vídeo com informação institucional da McDonald’s, foram abordados os valores da marca, que está em Portugal há mais de 30 anos e há 24 anos em Terras de Santa Maria (com restaurantes em Lourosa, S. Maria da Feira, Espinho e dois em S. João da Madeira).
Os convidados ficaram a conhecer o conceito da marca, a gestão local e a responsabilidade social de cada um dos restaurantes.
Entre os tópicos abordados, podemos destacar o contacto com a realidade e o rigor na segurança alimentar, que originou curiosidade nas pessoas presentes e resultou numa conversa informal entre anfitriões e convidados, que, durante a apresentação, quiseram conhecer mais sobre os valores da marca.
O servir os seus clientes, a integridade ao fazer o correto acreditando que são uma família porque juntos fazem melhor, o apoio à comunidade como bons vizinhos que são apoiando mais de 20 instituições e associações da região, e a inclusão não distinguindo ninguém que integre os seus restaurantes, abrindo a porta a todos, fazem parte desses mesmos valores.
Um dos segredos para o sucesso está na inovação, na diferenciação e na constante evolução dos restaurantes. “Estamos constantemente à procura de melhorar os procedimentos de forma a servirmos melhor os nossos clientes”, sublinhou Luís Silva.
Exemplo disso são os sistemas informáticos constantemente atualizados, tal como os espaços destinados aos clientes, como a recente renovação do restaurante de S. João da Madeira que apresenta uma decoração mais atualizada e em linha com os valores de sustentabilidade defendidos pela marca, com ambientes mais naturais, cores suaves de acordo com as atuais tendências, e também com materiais mais sustentáveis, até na forma como estão dispostos. Além disso, encontram-se ainda alguns miminhos para os clientes, sendo exemplo os pontos de carregamento por indução para telemóveis.
Dois restaurantes em S. João da Madeira
O Vice-Presidente José Nuno Vieira, surpreendido e declaradamente satisfeito com o que ouviu, indicou que “esta marca de referência ao estar presente na nossa cidade com dois restaurantes mostra bem a dinâmica de S. João da Madeira”.
“Fiquei impressionado com todo o processo da marca McDonald’s, as preocupações ambientais e sociais que tem, a segurança alimentar implementada, para além do apoio a instituições”, referiu o autarca.
“Foi com muito gosto que pudemos partilhar a essência da marca, aquilo que esteve na base do seu surgimento e fundamentalmente o caminho que estamos a fazer rumo ao futuro”, frisou, por sua vez, Francisco Nadais.
“Ao trazer algumas das forças vivas da cidade, quisemos dar o nosso testemunho, envolve-las e dar a conhecer aquilo que bem sabemos fazer”, completou.
Compromisso com as pessoas
Trabalhar nos restaurantes McDonald’s pode muito bem ser um trabalho para a vida, como indicia o exemplo de Luis Silva, que começou a trabalhar há mais de 24 anos como colaborador e é hoje o Supervisor de Operações, um dos cargos mais altos dos restaurantes de Francisco Nadais.
O mesmo acontece com outros quadros da empresa, que começaram a “fazer hambúrgueres” e têm hoje cargos de chefia em toda a estrutura do grupo, composto pelos cinco restaurantes.
Aliás, Francisco Nadais tem na sua equipa de 266 colaboradores, grande parte com cinco, 10, 15 e mesmo 20 anos de casa.
“É muito compensador ver muitos dos funcionários que começaram a trabalhar connosco que tinham como objetivo financiarem os seus cursos superiores, por exemplo, acabarem por ficar na empresa e construírem uma carreira profissional”, considerou Francisco Nadais.
“Outros tem ainda a oportunidade de ganharam uma bolsa de estudos, que anualmente atribuímos aos nossos funcionários estudantes e que reúnam os critérios necessários”, acrescenta o responsável.
Aliás, decorre precisamente neste momento uma ação de recrutamento, sendo que, para tal, basta aceder ao site da McDonald’s e selecionar a candidatura online.
Francisco Nadais aponta que “o processo de formação é contínuo e acompanha a progressão e crescimento do funcionário dentro da estrutura em cada função”, lembrando que a equipa de gestão é composta por 46 funcionários, para além de 26 formadores no acompanhamento contínuo a todos os colaboradores e que ajudam a suportar este crescimento.
Experiência surpresa
No final da apresentação que visou assinalar o Dia do Fundador, os convidados foram puderam ver o funcionamento de um restaurante McDonald’s, durante uma visita pelas instalações, em que ficaram a conhecer ao pormenor a cozinha deste estabelecimento.
Depois, estava reservado a todos os presentes um almoço, sendo que também estava reservada uma surpresa, pois foram os convidados a confecionar a sua própria refeição.
Cada um selecionou o menu pretendido, escolheu os ingredientes para a preparação do seu hambúrguer, a batata ou salada, a bebida pretendida e a sobremesa ou café. Uma refeição ao gosto de cada um, mas com um gosto ainda mais saboroso porque lhes permitiu conhecer melhor a qualidade e rigor na confeção dos menus da McDonald’s.
A confiança e os valores da marca transmitidos neste dia reforçaram a confiança e deixaram claro que a McDonald’s quer continuar a proporcionar experiências e refeições de sabor único.