Sociedade

Manhã em cheio numa avenida sem carros

• Favoritos: 32


Uma das principais artérias da cidade juntou várias pessoas para a realização de mais uma edição dos Domingos Verdes.

O troço da Avenida Dr. Renato Araújo entre a rotunda do hospital e o Largo do Souto recebeu mais uma edição dos Domingos Verdes, com os carros a darem lugar à realização de diversas atividades ambientalmente sustentáveis, que atraíram muitas pessoas de diferentes.
O Presidente da Câmara Municipal, Jorge Vultos Sequeira, acompanhado por outros vereadores do seu executivo e pela Presidente da Assembleia Municipal, constatou “a elevada participação” que o evento registou, estando mesmo “entre as melhores edições” dos domingos verdes.
Sob o lema “Uma cidade viva e sem carros”, o programa incluiu demonstrações de prestação de primeiros socorros por jovens bombeiros, voleibol, basquetebol, “running”, artes marciais, defesa pessoal, “body attack”, capoeira, zumba, hip-hop, dança contemporânea, uma “cãominhada”, “gincanas” de veículos a pedais, sensibilização ambiental, ateliês criativos e de leitura, venda de livros, música ambiente, entre outras atividades.
Outro dos destaques do evento foi a realização do passeio de bicicleta “Diversão sobre duas rodas”, que registou perto de uma centena de participantes e que assinalou também o Dia Mundial do Turismo. Os ciclistas realizaram percursos com diferentes graus de dificuldade com passagem por vários pontos da cidade.
Organizado pela Câmara Municipal, o evento contou com o envolvimento de várias associações, instituições e outras entidades de S. João da Madeira e que foram, novamente, muito importantes para a grande oferta de atividades de mais um Domingo Verde.
A terceira edição deste ano está agendada para quatro de dezembro, sendo que a primeira decorreu a três de julho. O objetivo é sensibilizar para um modelo de mobilidade urbana menos dependente do automóvel e com menores emissões de dióxido de carbono.

32 Recomendações
108 visualizações
bookmark icon