Sociedade

Mais de 73 mil tulipas dão cor a rotundas e canteiros na cidade

• Favoritos: 44 • Comentários: 1


São mais de 73 mil tulipas com cores vivas, num espetáculo visual que capta a atenção de quem passa por S. João da Madeira.

Em diferentes pontos da cidade, já podem ser apreciadas inúmeras tulipas que estão a ser plantadas pelos jardineiros da Câmara de S. João da Madeira, depois de os respetivos bolbos terem sido desenvolvidos nos viveiros municipais até produzirem flor originária da Turquia e conhecida tradicionalmente como um símbolo da Holanda.
Quando o processo estiver finalizado, terão sido plantadas em diversas rotundas e canteiros do espaço público do concelho cerca de 73 mil tulipas, de acordo com informação obtida pelo nosso jornal junto da Câmara Municipal, que informou ainda terem sido investidos na aquisição dos bolbos aproximadamente 17 mil euros (verba a que acresce IVA).
De várias cores – amarelas, brancas, rosas, violetas, vermelhas – estas flores são já “uma imagem de marca do concelho”, como disse a “O Regional” o presidente da Câmara Municipal, Jorge Vultos Sequeira, salientando que “as tulipas constituem um fator de atração a S. João da Madeira, sendo muito apreciadas dentro e fora da cidade”.

Zelo dos jardineiros municipais

O autarca destaca o “trabalho e o cuidado” dos funcionários municipais do setor dos jardins, cujo zelo, como refere, é essencial para o bom desenvolvimento das plantas e para o bom resultado global desta operação, que deixa os cerca de 8 quilómetros quadrados do território sanjoanense preenchidos de tulipas.
Muito provavelmente, S. João da Madeira será, por esta altura, a cidade com maior número de tulipas por quilómetro quadrado, o que leva até a que haja exemplares subtraídos indevidamente ao espaço público por algumas pessoas que não resistem ao apelo destas flores.
Essas situações já levaram a autarquia a lançar, em 2019, um apelo ao civismo, traduzido na frase: “Tire uma foto, não tire uma flor”. Numa mensagem que se manterá atual, lembrava-se que não há uma maneira aceitável de levar tulipas para casa ou de as oferecer a alguém, a não ser “captando a sua beleza através da fotografia e partilhando-a dessa forma”.

44 Recomendações
comments icon1 comentário
1 favoritos
472 visualizações
bookmark icon

Uma opinião acerca “Mais de 73 mil tulipas dão cor a rotundas e canteiros na cidade

    Desculpe, os comentários estão fechados.