O exercício permitiu colocar em prática os procedimentos e meios necessários, no caso de se registar uma ocorrência real. O simulacro possibilitou “avaliar todos os cenários” e reforçar a preparação, em caso de ocorrência real
Um incêndio numa sala de aula num dos blocos da Escola Básica e Secundária e Oliveira Júnior fez soar o alerta de incêndio poucos minutos depois das 9h30. O alerta foi dado de imediato aos Bombeiros que, rapidamente, chegaram ao local com uma viatura de combate a incêndios, uma de resgate, uma ambulância e 12 operacionais, numa altura em que a comunidade ia saindo em segurança, menos quatro alunos que se encontravam no interior da sala de aula.
Este foi o cenário para um exercício de simulacro de evacuação da Escola, tendo em vista a prossecução do Plano de Segurança Interno deste agrupamento, que se realizou na última segunda feira, dia 28. Tendo como palco o foco de incêndio na sala de aula, foram acionados para o local os meios de socorro que, além dos Bombeiros Voluntários de S. João da Madeira, Serviço Municipal de Proteção Civil e Polícia de Segurança Pública. Nas operações de evacuação foram encaminhadas mais de 1500 pessoas, entre alunos, docentes e assistentes técnicos e operacionais para o Ponto de Encontro, situado no campo de jogos da escola, “de forma a avaliar todos os cenários”, tendo o socorro e extinção de incêndio sido efetuados prontamente, e em segurança, sem vítimas.
O exercício decorreu durante 35 minutos e visava testar o comportamento de toda a comunidade escolar, face a uma situação de emergência, que obrigasse a uma rápida evacuação.
Ricardo Rainho, chefe do corpo dos Bombeiros, que esteve no comando das operações, referiu aos jornalistas que as maiores dificuldades encontradas neste simulacro prendeu-se com uma das portas de emergência, “que não sabemos porquê, fechou-se”, e que numa situação real exigiria “partir um vidro” para que os bombeiros pudessem entrar no interior da escola. “O resto dos procedimentos estavam todos em conformidade”.
Poderá ter acesso à versão integral deste artigo na edição impressa n.º 4008, de 31 de outubro de 2024 ou no formato digital, subscrevendo a assinatura em https://oregional.pt/assinaturas/