Sociedade

Magia Natalícia já ilumina a Casa da Família Flores

• Favoritos: 96


Com a iluminação ligada e a decoração preparada desde o passado dia 23, o tema, desta vez, recai sobre o Calendário do Advento.

Segue-se mais um ano e a Magia e Fantasia do Natal voltaram a invadir o nº197 da Avenida António Henriques, em S. João da Madeira. Com a iluminação ligada e a decoração preparada desde o passado dia 23, o tema, desta vez, recai sobre o Calendário do Advento. 'O Regional' esteve na tão conhecida “Casa do Pai Natal”, onde pôde usufruir de uma visita guiada realizada pelo próprio anfitrião, e se inteirar das novidades desta tradição, para 2023.
Contemplar esta peculiar habitação de S. João da Madeira, nesta quadra, já se tornou quase obrigatório para muitas pessoas da cidade, e também de terras vizinhas. Do alto da vitalidade dos seus mais de 90 anos Flores Santos Leite referiu que esta é “principalmente uma tradição e uma forma de reunir a família”, que este ano até o “surpreendeu”.
Tal como o mesmo fez questão de explicar existe um espaço da casa, equipado com todas as ferramentas necessárias, onde o seu genro, netos e sobrinhos se juntam, desde setembro, e têm vindo a trabalhar, uma média de 5 horas por dia, para o resultado final. “A oficina é montada ali naquela varanda tem serras, tem serrotes tem tudo”, enumerou.
O tema deste ano é o calendário do advento, e o residente mais antigo adiantou que o considerou austero além de não ser “exibicionista”. Começando no dia 1 de dezembro, cada algarismo e número presente no calendário vão ser abertos, no seu dia específico, desvendando a surpresa que está no seu interior. O clínico garantiu que não sabe o que contém cada número/caixa, e que “ninguém sabe”, apenas o seu genro e os restantes familiares responsáveis pela manufatura das decorações. “Isto é tudo obra do meu genro e da minha filha, eu não ajudo nada, os outros é que ajudam os miúdos, netos e os sobrinhos que vêm do Porto, é uma tradição de família”, denotou. Paralelamente fez questão de relembrar que algumas escolas vão à sua residência para apreciar estas decorações alusivas ao Natal, salientando que até já recebeu “gente do Porto”.
Esta que é mais conhecida, tal como referido, como “Casa do Pai Natal”, é-o por um motivo pois, além do tema rotativo, em todas as janelas, é possível comtemplar várias figuras deste conhecido ícone americano que, este ano, está sentado num trenó.
Além da decoração exterior que é feita há cerca de 40 anos, no interior da residência as ornamentações já são realizadas há cerca de 80 e além de carrosséis, comboios, e 200 originais presépios, a novidade em 2023 é a existência de um teleférico que atravessa a “vila Natal”, junto à escadaria da moradia. As iluminações e decorações na “Casa do Pai Natal” foram inauguradas no habitual 23 de novembro (aniversário da esposa de Flores Santos Leite) e estarão expostas para vislumbre da comunidade até ao dia 6 de janeiro (aniversário de um dos seus filhos).

 

96 Recomendações
724 visualizações
bookmark icon