Sociedade

Luzes serão ligadas ainda este mês

• Favoritos: 49


Animação preparada para a quadra inclui a estreia do Mercadinho “O Natal no Mundo”, a decorrer na Praça Luís Ribeiro, de 10 a 23 de dezembro. As luzes serão ligadas ainda no mês de novembro.

O custo com a iluminação de Natal deste ano em S. João da Madeira é de 30 mil euros, o que representa uma redução para menos de metade da quantia investida em 2021, que foi de cerca de 70 mil euros.
Estes valores foram confirmados a “O Regional” pela Câmara Municipal, que adiantou que a área abrangida pelas iluminações de Natal será inferior à dos anos anteriores, devido à crise energética que se tem sentido a nível internacional e que afeta o nosso país.
Efetivamente, a redução das iluminações de Natal na cidade vai ao encontro das recomendações governamentais e do que determina o despacho n.° 40/2022 do Presidente da Câmara Municipal, do qual consta um conjunto de orientações que visa o reforço das medidas de redução do consumo energético na iluminação pública e edifícios municipais.
Em concreto, está prevista a instalação de elementos decorativos luminosos nos bairros sociais, na Praça 25 de Abril, Praça Luís Ribeiro, Largo de Santo António e na rotunda do Hospital da cidade. Quanto a arruamentos, haverá luzes de Natal nas ruas da Liberdade, Visconde, Dourado, Padre Oliveira e Dr. Maciel, que confluem na Praça Luís Ribeiro.
Não conseguimos apurar se a questão energética imporá também restrições quanto ao número de dias e de horas em que as iluminações estarão a funcionar. Quanto à data em que as luzes serão ligadas, isso deverá acontecer ainda no mês de novembro.

Pai Natal vai passar pelos bairros

Uma novidade da programação preparada pelo município para esta quadra será a realização do Mercadinho “Natal no Mundo”, que decorrerá na Praça Luís Ribeiro, de 10 a 23 de dezembro.
Pelo que apurámos, esse evento irá envolver a comunidade estrangeira das escolas do concelho, no sentido de promover um maior conhecimento das diferentes realidades e uma aproximação entre todos.
Também na Praça Luís Ribeiro, mas dois dias antes, no feriado de 8 de dezembro, há uma nova edição do Mercadinho Sustentável. Será ainda nessa zona da cidade que estará a Casa do Pai Natal, onde este vai chegar, acompanhado de malabaristas e acrobatas, ao início da tarde de 18 de dezembro.
Esse momento será antecedido, nesse mesmo dia de manhã, por um périplo do Pai Natal pelos bairros do concelho.
Entretanto, já no dia 4 de dezembro, o Domingo Verde agendado para essa data terá também uma vertente alusiva à quadra, incluindo, nomeadamente, uma caminhada solidária de Natal.
Com um toque natalício, estão previstas também as habituais atividades sustentáveis que, durante o evento, são realizadas no troço da Avenida Renato Araújo entre a zona do Largo do Souto e a rotunda do hospital.

49 Recomendações
586 visualizações
bookmark icon