Sociedade

Junta presta homenagem a antigos presidentes

• Favoritos: 28


Mostrar à população a importância da junta de freguesia, o trabalho desenvolvido por antigos autarcas, o peso que a mesma tem nos dias de hoje, é o lema da exposição patente na Junta de Freguesia de S. João da Madeira.

“Até ao momento não existia nada feito para valorizar o papel da junta de freguesia (JF) e a sua importância junto da comunidade ao longo dos tempos”. A frase é de Helena Couto, atual presidente da JF durante a inauguração da exposição “S. João da Madeira - a freguesia e a sua importância”, que se realizou nos Paços da Cultura, no Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas.
O sonho era antigo e “tornou-se mais premente” quando começaram a surgir, segundo a autarca, rumores de que a “junta nem sequer deveria existir, principalmente numa cidade com apenas uma freguesia, como é o caso de S. João da Madeira”, uma informação não partilhada pela autarca, que assumiu funções em 2013.
A mostra, que pode ser vista nas instalações da autarquia, presta “homenagem” a 18 presidentes “ sete antes do 25 de abril e 12 depois da Revolução dos Cravos” que, com diferentes cores políticas, “assumiram e defenderam, dentro das suas possibilidades, o melhor que entendiam para a freguesia, não estando a tempo inteiro”.
A exposição revela “toda a história” da freguesia de S. João da Madeira, as suas alterações ao longo dos anos, testemunhos dos presidentes, os momentos mais marcantes de cada mandato.

Ar­tigo dis­po­nível, em versão in­te­gral, na edição nº 3848 de O Re­gi­onal, pu­bli­cada em 17 de junho de 2021.

28 Recomendações
121 visualizações
bookmark icon