Sociedade

Já iniciaram as I Jornadas da Alimentação Escolar

• Favoritos: 50


Decorrem de 30 de janeiro a 2 de fevereiro as I Jornadas da Alimentação Escolar, no auditório do Museu da Chapelaria, organizadas pela Câmara Municipal, através da divisão de Educação.

O primeiro dia de “Jornadas da Alimentação Escolar” começaria com um momento artístico protagonizado por um aluno da Academia de Música.
De seguida, Jorge Sequeira, Presidente da Câmara, abriria a sessão referindo que o “objetivo” destas I Jornadas era “discutir” com quem está “no terreno”, como “nutricionistas, cozinheiras, ajudantes, tarefeiras”, a “importância da alimentação”. “Sentimos a necessidade de transmitir a quem está nas cantinas informação útil, e relevante para podermos proporcionar um momento de formação e valorização profissional”, esclareceu o edil. Considerou também essencial “transmitir” conhecimento aos profissionais presentes, “valorizando” o seu “trabalho e desempenho”, de modo a que “possam progredir” neste âmbito.
O autarca lembrou que na cidade são servidas “diariamente 2835 refeições” divididas pelos diferentes ciclos escolares, a que se soma os “lanches escolares”, “de manhã e à tarde”, constituídos por “lacticínio/pão com recheio/ e fruta”.
O socialista não esqueceu de corroborar que o “volume de alimentação” que o Município “movimenta é muito significativo”, e que tem um “impacto elevado” na vida dos alunos. Além disto, referiu algumas mudanças que já foram introduzidas na ementa ao longo do tempo, tais como a redução da “incidência de fritos”, de “pré-preparados de carne e peixe e de enchidos e fumados”, (que acabaram mesmo por ser eliminados), introdução de “batata fresca” para a sopa, prato “ligado aos países cujas línguas são ensinadas nas escolas” (para “alargar os horizontes das crianças”), e “uma vez por mês um prato vegetariano”. “O nosso objetivo é assegurar quer todos os dias ninguém fica para trás, e que há qualidade na oferta”, denotou, dirigindo-se aos profissionais presentes. “Isso depende do vosso trabalho”, concluiu.

Poderá ter acesso à versão integral deste artigo na edição impressa n.º 3973, de 1 de fevereiro ou no formato digital, subscrevendo a assinatura em https://oregional.pt/assinaturas/
50 Recomendações
65 visualizações
bookmark icon