Nova centralidade no concelho de S. João da Madeira vai contar também com parque urbano desenhado pelo arquiteto sanjoanense Sidónio Pardal e que será construído pelo Município. Trata-se de um prédio de quatro pisos, constituído por 24 apartamentos.
Em vigor desde 2012, o Plano de Pormenor das Corgas, da autoria do arquiteto Souto Moura, começa agora a ter concretização prática, com o início de um empreendimento privado que vai nascer nessa zona da cidade de S. João da Madeira e que vai ao encontro do que define esse documento.
Trata-se de um prédio de quatro pisos, constituído por 24 apartamentos, na maioria de tipologia T2, mas que inclui também alguns T3, de acordo com a apresentação efetuada na última sexta-feira, durante a sessão de lançamento da construção, que decorreu no auditório do Museu da Chapelaria, localizado na envolvente à zona onde o imóvel vai nascer.
A entidade promotora é a Emerge, representada na sessão por Vítor Pinho, responsável dessa empresa de promoção e desenvolvimento imobiliário do Grupo Mota-Engil. Presentes estiveram também o presidente da Câmara Municipal de S. João da Madeira, Jorge Sequeira, e o arquiteto paisagista sanjoanense Sidónio Pardal, autor do projeto do Parque Urbano das Corgas, que será criado pela autarquia também na área abrangida pelo referido plano de pormenor.
O responsável da Emerge revelou que, para a decisão de avançar com este investimento imobiliário intitulado “Varandas do Parque”, foram determinantes os contactos com o presidente da autarquia sanjoanense, que incluíram “várias horas a percorrer as ruas envolventes” à zona em causa e a “visitar detalhadamente espaços comerciais e culturais” aí existentes.
“Tudo para que eu tomasse consciência do valor já instalado nesta zona e do potencial valor acrescentado que outros novos projetos em desenvolvimento – particulares e municipais – irão trazer para esta zona”, afirmou Vítor Pinho, acrescentando que o arranque da obra destes 24 apartamentos constitui a colocação da “primeira peça na moldura do edificado pensado pelo senhor arquiteto Souto Moura, para o magnífico quadro desenhado pelo mestre da arquitetura paisagística, o senhor arquiteto Sidónio Pardal”.
Poderá ter acesso à versão integral deste artigo na edição impressa de 29 de setembro ou no formato digital, subscrevendo a assinatura em https://oregional.pt/assinaturas/