Sociedade

Instalação de válvulas redutoras de pressão para diminuir perdas de água

• Favoritos: 21


Está já em curso a instalação de válvulas redutoras de pressão em diferentes pontos da rede concelhia de abastecimento público. O objetivo é a melhoria da eficiência hídrica, com redução de ruturas e fugas nas condutas de água.
Em declarações a ´O Regional’, o Presidente da Câmara salienta que estes trabalhos se inserem naquela que é “a mais importante obra de intervenção ao nível da eficiência hídrica da história da empresa municipal Águas de S. João”.
Jorge Sequeira afirma que um dos focos dessa empreitada é, precisamente, “a redução de perdas de água”, daí resultando vantagens para a sustentabilidade económica e ambiental do sistema de abastecimento.
“Apelo a todos que se juntem a este esforço de promover um uso racional da água, que é um bem escasso e não pode ser desperdiçado”, sublinha Jorge Sequeira, num momento em o país se confronta com um período especialmente seco.
Ao todo, a intervenção em curso contempla a instalação de 13 válvulas redutoras de pressão em vários locais do território sanjoanense, numa empreitada promovida pela empresa municipal Águas de S. João, orçada em cerca de 600 mil euros e que conta com a comparticipação da União Europeia.

Modernização da rede e da respetiva gestão 

Além das válvulas redutoras de pressão, uma outra vertente deste investimento passa pela aquisição de equipamentos e programas de gestão operacional e telegestão, que permitem identificar de imediato situações de anomalia na rede de abastecimento, de forma a proporcionar uma resposta mais rápida das equipas de manutenção.
Assim, na sequência desses trabalhos de modernização da rede, “vai ser possível pela primeira vez gerir a rede de forma integrada”, adianta o edil sanjoanense, realçando as vantagens da tecnologia que está a ser implementada e que possibilita uma gestão “inteligente e eficaz” da rede.
Com as novas válvulas estão, também, a ser aplicados equipamentos “by-pass”, que permitirão realizar manutenções e intervenções na rede, sem interrupção do abastecimento de água à população.
Refira-se que, no âmbito desta empreitada, foram igualmente já instalados 4500 metros de novas condutas, 24 novos marcos de incêndio e remodelados 132 ramais.

 

21 Recomendações
110 visualizações
bookmark icon