Realizou-se, no dia 22 de novembro, nas instalações da Universidade Sénior do Rotary, uma ação de sensibilização sobre o tema “Informação falsa sobre saúde e alimentação”, promovida pela jornalista Sara Beatriz Monteiro, diretora do Viral Check, o primeiro jornal português de verificação de informação relativa à saúde. O objetivo foi o de aumentar a literacia em saúde e alimentação dos mais velhos e ajudar esta população a detetar e lidar com as notícias e informações falsas que circulam na internet sobre os temas em causa.
Entre a assistência numerosa e interessada, estavam os alunos e a professora Emília Soares, da turma de Culinária”, que interromperam a sua aula, para poderem assistir à sessão. A jornalista começou por recordar os provérbios e rifões da “sabedoria popular” que, infelizmente, nem sempre podem ser confirmados pela ciência. Seguidamente, pôs a tónica na necessidade de valorizarmos as boas práticas em termos de saúde e alimentação e de abandonarmos mitos e informações muitas vezes erradas e prejudiciais, massivamente divulgadas na internet. Nesta altura, enumerou alguns dos riscos que corremos, se seguirmos conselhos inadequados à nossa condição de saúde e às nossas caraterísticas. A fase seguinte foi a de dar algumas pistas sobre a forma de detetarmos informação falsa e prejudicial. A este propósito, recordou que está disponível na internet muita informação correta, baseada em estudos científicos rigorosos e apontou algumas formas de a localizar e de a testar.
A sessão terminou com uma interessante troca de impressões, em que se aludiu aos interesses e às formas de difusão de informação errada e tendenciosa e em que se referiram casos concretos de publicidade enganosa e de prejuízos causados pela aceitação de sugestões enganosas. Perante a dimensão que o fenómeno atinge, e o interesse manifestado pela assistência, sugeriu-se a realização de mais ações sobre este tema.