Esse périplo teve início com a inauguração do mural alusivo aos 500 anos do nascimento de Luís de Camões, obra de arte de rua realizada no âmbito da edição deste ano do Festival Literário Poesia à Mesa. Executada na empena de um prédio de habitação coletiva da Praça da República, em frente à Escola de Fundo de Vila, trata-se de uma pintura do busto do autor de “Os Lusíadas” e de um dos seus sonetos mais conhecidos: “Aquela triste e leda madrugada”.
lass="yoast-text-mark" />>Crianças do ATL Gente Miúda declamaram esse poema durante a inauguração do mural, uma intervenção pública da autoria do projeto “Ruído”, uma dupla criativa composta por Draw (Frederico Campos) e Contra (Rodrigo Gonçalves), ambos com percursos vincados pelo graffiti e pela arte urbana. São também responsáveis por outras obras em S. João da Madeira, como o Mural de Salgueiro Maia, na Rua do Poder Local, o Mural da Liberdade, no Parrinho, e o Mural sobre a Indústria da Chapelaria, no Parque Ferreira de Castro.
>Na mesma zona da cidade, a comitiva – que incluiu autarcas, o comissário das comemorações do 16 de Maio, representantes de associações e instituições sanjoanenses, bem como técnicos municipais – visitou as renovadas instalações do ATL Gente Miúda, recentemente requalificadas pelo Município, no quadro de uma empreitada mais abrangente, que incidiu também na beneficiação do espaço da Estudaria, na Praça Barbezieux, no âmbito do projeto “ATL Para Todos”, orçado em mais de 250 mil euros e financiado pelo PRR.
Parques urbanos nas Corgas e Devesa Velha
Fruto de um investimento também da ordem dos 250 mil euros, está praticamente concluída a empreitada da 1.ª fase do Parque Urbano das Corgas, a paragem seguinte neste roteiro do Dia da Cidade. Trata-se de um projeto do arquiteto sanjoanense Sidónio Pardal, inserida num plano de pormenor da autoria do arquiteto Souto Moura, aprovado em 2012, que, finalmente, está, assim, em execução.
Nas palavras do presidente da Câmara, recupera-se, assim, para usufruto dos cidadãos “um espaço, até há pouco, em situação de abandono”, no que classifica como “um passo determinante para a reabilitação paisagística dessa zona da cidade, próxima de importantes equipamentos municipais, como o Museu da Chapelaria, o Museu do Calçado e a Oliva Creative Factory”.
Outro novo parque urbano visitado no dia 16 de Maio foi o da Devesa Velha, localizado em frente ao jardim de infância local. Esse espaço recreativo, desportivo e de lazer resulta de um investimento de cerca de 280 mil euros, com financiamento do PRR. Esta intervenção consiste no aproveitamento de uma área que se encontrava devoluta, tratando-a em termos urbanísticos e paisagísticos, sendo também contemplados acessos às zonas habitacionais envolventes.
Percursos pedonais e espaço recreativo
O programa das visitas prosseguiu num dos percursos pedonais em madeira da Mourisca, instalado durante a 2.ª fase do projeto municipal de construção dessas estruturas, um investimento de aproximadamente 250 mil euros do PRR, que tem em vista, de acordo com informação camarária, a “melhoria das condições de mobilidade pedonal, dando outra consistência e segurança a caminhos informais que aí haviam sido criados ao longo dos anos e que não dispunham de uma boa acessibilidade”.
O último ponto deste périplo teve lugar no Espaço Recreativo da Mamoinha, que foi remodelado e requalificado, no âmbito de uma empreitada de cerca de 145 mil euros, igualmente com financiamento do PRR, que incluiu a “instalação de equipamentos inclusivos, a substituição do piso de amortecimento e a beneficiação das áreas ajardinadas, assim como a melhoria das condições de acessibilidade por parte de pessoas com mobilidade condicionada”.