Sociedade

Inauguração da Sede da Delegação da Ordem dos Advogados

• Favoritos: 32


Acompanhado pelo vice-presidente do Conselho Geral, Pedro Tenreiro Biscaia, e pelo Tesoureiro, Tiago Oliveira Silva, o Bastonário da Ordem dos Advogados, Luís Menezes Leitão, deslocou-se, no passado sábado, a Oliveira de Azeméis, para inaugurar as novas instalações da Sede da Delegação da Ordem dos Advogados, situada na Rua Marquês de Abrantes, nº 130.

Depois de recebido, às 17h, pelo Presidente da Delegação, Luís Filipe Oliveira, o Bastonário descerrou uma placa alusiva ao evento, visitando seguidamente as novas instalações da Delegação, onde teve lugar uma breve sessão. Abriu as intervenções o Presidente da Delegação, que deu as boas-vindas ao ilustre visitante, e relevou a honra e distinção da presença do Bastonário para aos advogados de Oliveira de Azeméis. Acto contínuo, o Vice-Presidente do Município, Rui Cabral, disse da satisfação da Câmara Municipal pela visita do Bastonário a Oliveira de Azeméis e anotou as boas relações entre a autarquia e a atual delegação da Ordem. Encerrou a sessão o Bastonário da Ordem, que elogiou o trabalho desenvolvido pela Delegação e, em geral, pelos advogados na defesa dos cidadãos mais desprotegidos, concluindo que “é para todos muito importante que continue a existir no nosso País esta parceria entre as Autarquias e a Ordem dos Advogados que nos permite, de facto, construir e exercer a nossa função de defesa do Estado de Direito e dos direitos, liberdades e garantias dos Cidadãos”.

Sessão Solene de Homenagem a Aristides

Pelas 18,30 horas, a Delegação da Ordem dos Advogados de Oliveira de Azeméis realizou, na Casa Museu Regional, uma sessão solene de homenagem póstuma ao humanista e célebre Cônsul Aristides de Sousa Mendes, a que presidiu o Bastonário da Ordem dos Advogados, Luís Menezes Leitão, ladeado, à direita, por Luís Filipe Oliveira e, à esquerda, pelo vice-presidente da Câmara Municipal, Rui Cabral, e pela Professora do Projecto UNESO AECS - Dever de Memória, Dores do Carmo.

Iniciou os discursos o presidente da Delegação da Ordem que começou por evocar Aristides como o mais famoso Colega do século XX dos actuais advogados e o impoluto Português e o mais generoso dos Humanistas da nossa História.

E depois de retoricamente perguntar “quem foi e por que razão se tornou famoso Aristides de Sousa Mendes”, Luís Filipe desfiou a longa história de Aristides, desde  seu nascimento, a 19 de Julho de 1885, em Canas de Viriato, até à sua formação em Direito, em Coimbra, em 1907, e depois do início da sua carreira diplomática, em Demerara na Guiana Britânica, em 1910, até ao Consulado em Bordéus, onde em 1940, durante a Segunda Guerra Mundial, contrariando as ordens de António Salazar concedeu trinta mil vistos a refugiados, exilados políticos (independentemente da religião, raça ou credo politico) e aos judeus perseguidos pelos Nazis, salvando milhares de vidas humanas, mas à custa da exoneração do seu cargo, proibição de exercer a advocacia, e com o sacrifício do seu lar e do futuro dos filhos, vindo a falecer, a 30 de Abril de 1954, aos 69 anos de idade, indigente e abandonado, numa cama do Hospital da Ordem Terceira de S.Francisco, em Lisboa.

A seguir, o Vice-Presidente da Câmara felicitou a iniciativa da Homenagem e reafirmou a colaboração da Município com a Delegação.

As Professoras Dores do Carmo e Josefa Reis explicaram como surgiu o projecto “Dever de Memória - Unesco AECS”, de que são fervorosas dinamizadoras e de que resultou a Exposição Colectiva Itinerante de homenagem a Aristides de Sousa Mendes

Entretanto, levantou-se da assistência a jovem estudante de 14 anos, Filipa Oliveira, que em representação dos alunos participantes na exposição online, de Junho de 2020, leu um belo texto que escreveu sobre o filho ilustre de Canas de Viriato, uma tocante homenagem da Juventude Estudantil, que impressionou o público presente e que, certamente, muito emocionou Aristides Mendes, lá na eternidade onde vive com os justos.

Encerrou a sessão solene o Bastonário que lembrou a sua vista aos principais lugares onde foram mortas milhares de vidas indefesas durante a Segunda Guerra Mundial e fez votos para que jamais a humanidade seja vítima de tamanhos horrores.

 Inauguração da Exposição

Seguidamente, o Bastonário da Ordem dos Advogados acompanhado pelo presidente, secretária e tesoureiro da Delegação e pelas professoras Dores do Carmo e Josefa Reis visitaram a exposição de Homenagem a Aristides de Sousa Mendes designada “SER Consciência … 30/1000 por 1VIDA- Caminhos de Memória.

Os convidados e figuras representativas da sociedade oliveirense continuaram a admirar, até ao fim da tarde, os maravilhosos quadros da exposição que, por feliz coincidência, abriu ao público, no dia 19 de Julho, dia do 136.º aniversário do nascimento de Aristides de Sousa Mendes, e que vai até 31 de Agosto.

 

32 Recomendações
113 visualizações
bookmark icon