Há ainda poucos sinais de iluminações natalícias em S. João da Madeira, contrariando anos anteriores, por esta altura. A autarquia garante que os trabalhos arrancaram na última terça-feira, e o investimento da iluminação é de 110 mil euros.
É sempre um dos momentos mais esperados na cidade. Apesar da autarquia garantir que a iluminação arranca dia 30 de novembro, as tão esperadas luzes de Natal começaram terça feira desta semana a ser colocadas em S. João da Madeira.
'O Regional' questionou a autarquia, na última semana, sobre este assunto, mas o tema foi levantado na última segunda-feira, dia 18, em reunião de Câmara, pela vereadora Dulce Santos, da coligação PSD/CDS-PP, mesmo antes da autarquia responder às nossas perguntas.
A vereadora lembrou a Jorge Vultos Sequeira, presidente da Câmara Municipal, que, em 2023, o município direcionou aproximadamente 135 mil euros (iluminação e a programação alusivas à quadra), e que a iluminação, o ano passado começou mais cedo, recordando as palavras do autarca, que explicava essa decisão “para promover o espírito natalício com maior antecedência e ajudar o comércio local”, disse aquela responsável. Jorge Vultos Sequeira, presidente da autarquia, em resposta à vereadora, disse “não saber” ao certo o número de ruas que vão ser contempladas com a iluminação natalícia, mas acredita que “será equivalente ao ano passado". Em breve saberemos, garantindo também que a montagem das mesmas “vão arrancar esta semana”.
A autarquia assegurou ontem, quarta-feira, a 'O Regional’, que, só para a iluminação, o investimento é de 110 mil euros mais IVA. Relativamente às novidades, destacam a colocação de “uma rena de grandes dimensões” em frente à Casa da Criatividade, e a projeção de luzes nas árvores em frente ao tribunal.
Todas as entradas na cidade vão ter apontamentos natalícios, a iluminação na Avenida do Brasil será reforçada na Praça Luís Ribeiro será colocada uma árvore de Natal “igual à que foi colocada o ano passado” e neste local haverá uma tenda gigante, com animação, “uma parceria entre a câmara e a Junta de Freguesia”. A iluminação nos bairros voltará a ser uma realidade.
Recorde-se que o ano passado eram cerca de três dezenas de troços de diferentes arruamentos, seis entradas na cidade, sete bairros, seis edifícios, entre os quais a Capela de Santo António e a Igreja Matriz, Câmara Municipal, entre outros.
Poderá ter acesso à versão integral deste artigo na edição impressa n.º 4011, de 21 de novembro de 2024 ou no formato digital, subscrevendo a assinatura em https://oregional.pt/assinaturas/