Sociedade

Idosos que saiam dos lares da Misericórdia já não precisam de isolamento

• Favoritos: 25


Os idosos que vivem nos lares e saiam por períodos superiores a 24 horas já não precisam de fazer o isolamento de 14 dias, segundo a Santa Casa da Misericórdia. A instituição continua sem nenhum caso positivo de covid-19 nas suas valências.

Os residentes em lares que já tenham a vacinação contra a covid-19 completa, ou que tenham cumprido as regras de isolamento nos últimos 90 dias, já não precisam de cumprir isolamento de 14 dias quando saem da instituição, mesmo por períodos superiores a 24 horas. A notícia tinha sido já avançada pela Direção-Geral da Saúde e foi confirmada esta semana pela Misericórdia de S. João da Madeira. “Ficam excluídos da sua aplicação os lares de infância e juventude e os centros de acolhimento temporário de menores, pois nestas respostas sociais já não se aplicava este protocolo. Em concreto, ficam dispensados de teste laboratorial à SARS-CoV-2, e de isolamento profilático de 14 dias, os residentes”, refere a Misericórdia em comunicado.
A mesma nota refere que, “pela exposição das condições, verifica-se que mais de metade dos utentes (cerca de 125, correspondente a 52,5%) dos equipamentos residenciais desta Misericórdia se mantêm vinculados a isolamento profilático, caso saiam da instituição por um período superior a 24 horas. Trata-se dos utentes que tiveram Covid-19 e que, por isso, ficaram excluídos da vacinação, mas cujo diagnóstico, entretanto, soma já mais de 90 dias”.
A mesma comunicação explica também que o coordenador da “task-force” do processo de vacinação deu nota, em 17 de abril, que, na 2.ª fase deste processo (em curso), as pessoas recuperadas da doença serão consideradas, tendo ficado excluídas na 1ª fase, por limitação de vacinas disponíveis. “O anteposto parece confirmar-se, dada a interpelação do Centro Distrital de Aveiro do Instituto de Segurança Social IP, no dia 19 de abril, pela identificação dos utentes e dos profissionais dos lares de idosos e lares residenciais, não vacinados”.
Até que seja concluída a vacinação destes, a Misericórdia alerta que, mesmo as saídas dos utentes por períodos inferiores a 24 horas, e que não obrigam a isolamento profilático, “devem ser geridas com prudência, sendo aconselhável manter-se o acompanhamento dos utentes e cingir as saídas a atos inadiáveis ou imperiosos”.
Para a instituição, a “revisão da Norma n.º 009/2020 é um passo importante para o bem-estar dos utentes, contrariando o seu isolamento, mas o pleno benefício da reabertura ao exterior só pode ser aproveitado em segurança, o que implica a extensão da vacinação a todos os profissionais e utentes, sem exceções”.

Vacinação em curso

A mesma nota dá ainda destaque à atividade da instituição de 12 a 19 de abril. Explicam que, relativamente aos rastreios à SARS-CoV-2, que são coordenados pelo Centro Distrital de Aveiro do Instituto de Segurança Social IP, foram testados 10 profissionais dos lares de idosos por pesquisa PCR, “sendo todos de resultado negativo à infeção”. Com estes rastreios, o número total de testes realizados desde o fim dos surtos na instituição ascende aos 180.
Já na vacinação, foi administrada a 1.ª dose aos profissionais que exercem funções nas Creches, Ensino Pré-escolar, ATL e Centro de Atividades Ocupacionais (CAO). No fim de semana de 17 e 18 de abril, foram vacinados 70 trabalhadores, “estando a administração da 2ª dose prevista para dentro de 28 dias”.
No conjunto da atividade social da Misericórdia, o número de vacinas administradas a profissionais eleva-se, neste momento, a 92, tendo 111 completado o esquema vacinal. “Com os utentes, o número de vacinas administradas soma 501. Brevemente se juntarão a estes os utentes do CAO de Fajões, pois, na semana em apreço, o Centro Distrital de Aveiro do Instituto de Segurança Social IP requereu uma lista dos seus utentes para vacinação. Foram identificados 14, sendo que os demais 16 utentes da resposta social já foram vacinados por serem, simultaneamente, utentes do Lar Residencial do Pisão”, refere a mesma nota de imprensa.

25 Recomendações
28 visualizações
bookmark icon