Sociedade

Hábitos de leitura crescem entre os sanjoanenses

• Favoritos: 86


Para apurar como estão os hábitos de leitura na cidade, 'O Regional' esteve à conversa com Carla Relva, coordenadora da Biblioteca Municipal Renato Araújo.

A existência de bibliotecas nas cidades, hoje em dia, torna-se um fator fundamental para proporcionar o acesso gratuito a um amplo espólio bibliográfico, e a um conjunto de serviços de acesso à informação, conhecimento, e à promoção da leitura e literacia. Em 2019, o número de empréstimos na Biblioteca Municipal Renato Araújo situou-se nos 5537, sendo que durante a pandemia (2020) este número caiu e baixaram para os 3470. No entanto, Carla Relva, coordenadora desta estrutura municipal, salientou que “têm vindo a recuperar”, e mesmo a “superar” esse decréscimo, uma vez que a “31 de outubro de 2023”, contabilizavam 5709 empréstimos, fruto da “aposta da política cultural do Município”.
A autarquia tem vindo implementar serviços e iniciativas de promoção do livro e da leitura, como é o caso da “Feira do Livro”, da ação de sensibilização “100 livros, 100 despertares”, que oferece, anualmente, 100 livros a cidadãos locais, e da disponibilização da plataforma PressReader, que dá acesso gratuito a cerca de 7000 jornais e revistas de todo mundo. Além disto, enumerou também a valorização do património literário que tem sido realizada, através da “edição de vários livros de autores e temas locais”, o reforço do “Prémio Literário João da Silva Correia”, e a abertura a “concorrentes fora dos limites do município”, tal como a “dinamização de várias atividades”, que lhes permitem chegar a “diferentes públicos”.

Poderá ter acesso à versão integral deste artigo na edição impressa do jornal ‘O Regional’ n.º 3963, de 23 de novembro ou no formato digital, subscrevendo a assinatura em https://oregional.pt/assinaturas/
86 Recomendações
137 visualizações
bookmark icon