Com um investimento municipal de 250 mil euros, acrescidos de IVA, a Escola Serafim Leite inaugurou a requalificação dos espaços desportivos exteriores, que passam a contribuir para a melhoria do parque escolar sanjoanense.
A escola sede do Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite inaugurou na última segunda-feira, dia 7, a requalificação dos espaços desportivos exteriores, contribuindo, desta forma, para a melhoria do parque escolar sanjoanense.
Helena Resende, Diretora do Agrupamento, começou por sublinhar a “luta com mais de uma década” dos professores de Educação Física e toda a comunidade escolar que conviviam com estas “más condições”, e que relatavam a necessidade “urgente” de obras “em todo o piso” da escola.
A última intervenção conhecida nesta escola remonta aos anos 90. Face ao estado em os recintos desportivos se encontravam, a autarquia decidiu avançar com esta empreitada lançada em 2023, e adjudicada por cerca de 250 mil euros, acrescidos de IVA, montante suportado pelo município, que assumiu este investimento no quadro da transferência de competências na Educação da administração central para o município, concretizada em 2022.
“Já não era uma questão estética, mas de perigo”, realçou a diretora, acrescentando que as “estatísticas da entrada de ambulância nesta escola reduziram significativamente este ano”, fruto das obras já realizadas pela autarquia.
Além do piso, a autarquia “contemplou a escola” com a criação de novos espaços para a prática de nove modalidades desportivas como ténis, voleibol, padel, futebol/futsal, basquetebol, atletismo e escalada que permitem a esta comunidade escolar a possibilidade de uma melhor prática desportiva, com “campos de excelência”.
A finalizar, Helena Resende apelou para a necessidade da reabilitação do pavilhão desta escola, uma vez que “os nossos alunos merecem”. Um pedido reconhecido pelo autarca de S. João da Madeira que enalteceu as “más condições da estrutura”, garantindo que “será a etapa seguinte” já que o “projeto está já a ser tratado” pela autarquia. Será traduzida numa renovação total dos recintos de desporto ao ar livre desse estabelecimento de ensino, cujos estudantes já podem beneficiar de diversos campos com condições adequadas à prática de diferentes modalidades, o que não se verificava anteriormente, em particular, ao nível do piso.
Poderá ter acesso à versão integral deste artigo na edição impressa n.º 4005, de 10 de outubro de 2024 ou no formato digital, subscrevendo a assinatura em https://oregional.pt/assinaturas/