HMB e Wilson Honrado são os cabeças de cartaz das “Gin and Street Food Sessions”. A sexta edição realiza-se amanhã e sábado e segundo a organização o evento tem crescido de ano para ano”.
S. João da Madeira voltar a ser palco das “Gin and Street Food Sessions”, a decorrer na Praça Luís Ribeiro e zona envolvente, nesta sexta-feira e sábado. Um evento que chega à sua sexta edição e que “tem crescido de ano para ano”, de acordo com José Fonseca, chefe de gabinete do presidente da Câmara de S. João da Madeira.
Em declarações a “O Regional”, esse responsável considera que para a adesão de público “tem sido importante a aposta do município no cartaz musical”, como se verifica na edição deste ano, com propostas de “grande qualidade”.
Um dos destaques vai para o grupo HMB, com atuação marcada para sexta-feira e cujo conceito “encaixa na perfeição no conceito deste evento de rua, caracterizado pela alegria e partilha”, afirma José Fonseca.
A oferta musical, que é de acesso gratuito, inclui também, no sábado, “um nome incontornável como o DJ Wilson Honrado”. No fundo, “serão duas noites com uma grande diversidade de propostas musicais”, considera o representante da Câmara.
Organizado pelo Município sanjoanense, através da sua unidade de turismo, e atraindo anualmente milhares de pessoas, o evento apresenta em 2023 um cartaz musical que inclui ainda Guitar Drumm, FunkOff, DJ Gomez e Seu Rosa e Stoned – Rolling Stones Tribute.
Como o próprio nome indica, cada edição decorre em torno da comida de rua e do gin, bebida destilada à base de cereais que tem ganho espaço entre os consumidores nacionais. Muitos desses apreciadores demonstram também uma aptidão especial para a preparação de diferentes receitas de apresentação do gin, juntando ingredientes que lhe conferem paladares diversificados.
Puramente “amadores”, esses cidadãos são protagonistas das “Gin and Street Food Sessions”, explorando grande parte dos “spots” de venda da bebida instalados no recinto, paralelamente àqueles que são explorados por associações e bares. Este ano verifica-se mesmo um aumento desses espaços, “para dar uma resposta mais eficiente à crescente afluência de público”, disse José Fonseca ao nosso jornal.
Evento atrai “milhares de pessoas”
“O evento atrai milhares de pessoas, muitas delas de fora de S. João da Madeira, o que é importante para o comércio e para a promoção da cidade”, acrescenta o chefe de gabinete, considerando que “é importante destacar parceria com a Associação Comercial e Industrial”, no sentido de “reforçar a promoção do comércio local”.
Também no âmbito das parcerias estabelecidas, refira-se que este ano as “Gin and Street Food Sessions” contam com a colaboração do Município de Ovar, através da Aldeia do Carnaval, o que irá permitir melhorar a caracterização visual de todo o recinto, nesta edição tem como temática as clássicas aventuras de piratas e os elementos gráficos que lhe estão tradicionalmente associados. “É um exemplo de economia circular. Aproveitam-se materiais que foram usados em anteriores edições do carnaval de Ovar e que são agora reutilizados o nosso evento”, realça José Fonseca.