Sociedade

Gala “+ D” enche Casa da Criatividade e emociona plateia

• Favoritos: 23


No último domingo, dia 8 de dezembro, a Casa da Criatividade recebeu a Gala “+ D”, realizada assinalando o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, reunindo uma plateia repleta e emocionada, num evento que celebrou o potencial humano, a inclusão e os direitos das pessoas com deficiência.
Sob o tema “+ D”, a gala desafiou a visão tradicional associada à deficiência, substituindo o “D” de Deficiência por palavras que ampliam horizontes e reforçam a dignidade humana: Direitos, Descobertas, Desafios, Diálogo, Dignidade, Distância desfeita, Dádiva e Desconstrução.
“Cada momento da gala trouxe uma atuação emocionante, com músicas, teatro, e danças, cada uma associada a uma dessas palavras”, refere a CERCI de S. João da Madeira em nota de imprensa.
De referir que esta Gala surge, ao longo destes anos, do desafio lançado pela Câmara Municipal de S. João da Madeira que, em conjunto com a CERCI e em parceria com diversas instituições locais constroem este espetáculo. Este ano subiram a palco os agrupamentos de escolas Dr. Serafim Leite, João da Silva Correia e Oliveira Júnior, a Universidade Sénior, o TotalGroup do Clube A4, a EMPA e a Academia de Música.
Em todas as atuações estiveram presentes utentes da instituição que ao longo dos últimos meses ensaiaram juntamente com as entidades parceiras.
“A emoção esteve presente do início ao fim, com momentos que arrancaram aplausos e deixaram mensagens profundas de inclusão, empatia e celebração da diversidade”. Refere a mesma nota.
A Gala “+ D” foi muito mais do que um evento artístico – foi uma afirmação coletiva de que a deficiência não define uma pessoa e de que, juntos, podemos construir uma sociedade mais inclusiva, onde o potencial humano é celebrado em toda a sua plenitude.
“A plateia foi unânime em reconhecer o impacto do evento, que misturou arte, emoção e mensagens poderosas de inclusão. O presidente da CERCI encerrou a gala com palavras de agradecimento a todos os envolvidos, reforçando o compromisso de continuar a promover uma sociedade mais inclusiva e empática”.
A Gala “+ D” não foi apenas um evento cultural, mas um marco na celebração da diversidade, reforçando que todos têm um lugar e uma contribuição única para a comunidade.

23 Recomendações
50 visualizações
bookmark icon