Sociedade

“FALCO - Férias + Seguras” chega ao 1º ciclo das Escolas Básicas da cidade

• Favoritos: 61


A PSP de S. João de Madeira esteve, na passada terça-feira, na EB do Parque, em colaboração com a ação escolar “FALCO - Férias + Seguras” do projeto “Eu Faço Como Diz o Falco” e continuará a dinamizar esta palestra até junho em outras escolas básicas

A PSP de S. João de Madeira esteve, na passada terça-feira, na Escola Básica do Parque, em colaboração com a ação escolar “FALCO - Férias + Seguras” do projeto “Eu Faço Como Diz o Falco” e continuará a dinamizar esta palestra entre as escolas básicas da cidade até ao mês de junho, com o objetivo de sensibilizar crianças para a autosegurança durante o período de interrupção letiva.
Dividido por três vídeos animados e em 30 minutos, as crianças são alertadas para a autoproteção e os perigos de se encontrarem na rua sozinhas, o que fazer se forem abordadas por pessoas que não conhecem, cuidados a ter nas férias e na praia e preocupações a terem em conta em superfícies comerciais.
Os objetivos destes contos consistem no reforço de comportamentos de autoproteção e conselhos de seguranças em situações mais sensíveis, tendo em consideração o público-alvo, que se amplifica entre professores, auxiliares de educação e as próprias crianças.
Também na palestra escolar, os agentes da PSP comunicaram às crianças do 3º ano da Escola Básica do Parque, que em parceria com a Altice, a Polícia de Segurança Pública desenvolveu a pulseira “ESTOU AQUI!” e que esta tem por objetivo conseguir obter a localização da criança ou adulto em caso de desaparecimento.
Perante tal facto, encoraja-se o professor a transmitir a informação sobre esta iniciativa aos pais e encarregados de educação dos alunos.
“Estas pulseiras estão preparadas para aguentar 12 meses sem perder a qualidade. Cada uma delas tem um código alfanumérico pessoal e intransmissível associado a uma base de dados, que permite identificar as crianças quando se perdem e contactar os pais de imediato”, informação presente no website oficial da MEO.
Entusiasmadas com a iniciativa, as crianças foram advertidas que é necessário a ajuda dos seus pais ou encarregados de Educação, de maneira a conseguirem preencher o formulário de registo no projeto da pulseira “ESTOU AQUI!” através do site disponível para o efeito. Depois de feita a inscrição, as pulseiras podem ser levantadas no posto da PSP e estarão prontas a serem usadas.

61 Recomendações
229 visualizações
bookmark icon