Alexandra Guimarães é a nova presidente da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) do concelho de São João da Madeira, para o mandato 2025-2028, sucedendo a Eduarda Felício, que cessou funções em junho.
De salientar que o nome da nova presidente já fazia parte da instituição, uma vez que se encontrava em representação do Ministério da Educação já na CPCJ, é dos quadros do Agrupamento João da Silva Correia e lecionou na escola básica de Casaldelo.
A nova presidente, que já assumiu funções esta semana, irá reunir, nos próximos dias, com responsáveis da autarquia.
“Torna-se muito difícil falar no singular porque não existe um eu, mas sim um nós, CPCJ de São João da Madeira. Uma equipa multidisciplinar com uma missão de prevenção de situações de risco e de promoção dos direitos das crianças e jovens deste concelho”, refere a 'O Regional’.
A nova presidente da CPCJ diz assumir o compromisso de forma “séria e com elevado sentido de responsabilidade” para com os direitos das crianças, garantindo sempre o seu “superior interesse”.
Alexandra diz ainda estar certa da “grandiosidade deste desafio” e que pretende fazer um trabalho “próximo e incisivo de articulação”, otimizando as competências dos diferentes contextos onde cada criança possa estar inserida.
“Em poucas palavras, tenciono materializar o slogan da Comissão Nacional: ‘Serei o que me deres... Que seja amor’. Confiando no poder de uma visão humanizada e consciente, pretendo continuar a desenvolver iniciativas na área da prevenção, semeando boas práticas e despertando um olhar atento em toda a comunidade.”
Consciente de que a atuação desta comissão resulta do trabalho de equipa, propõe-se “construir pontes e não muros entre as diferentes entidades, de forma a que esta nobre causa seja tratada com o respeito e seriedade que a mesma merece e exige”, rematou.