Contrato de concessão integrada dos lugares à superfície e dos parques subterrâneos já foi assinado com a DataRede, estando previsto que o novo sistema entre em funcionamento nos próximos dias.
Os parquímetros existentes em S. João da Madeira têm estado a ser substituídos e, por esse motivo, tem sido possível estacionar gratuitamente nesses lugares. Mas é uma situação transitória, provocada pela mudança das máquinas de cobrança, que vão passar a possibilitar diversas formas de pagamento, para além das moedas. O sistema, que inclui várias outras funcionalidades, deverá entrar em pleno funcionamento durante a próxima semana.
Essa é uma intervenção inserida na nova concessão do estacionamento, estabelecida pelo período de 15 anos e que passa a envolver a gestão integrada dos lugares à superfície (mais de 800) e dos parques subterrâneos (cerca de 450 lugares), que não era o modelo que estava anteriormente em vigor.
O respetivo contrato foi assinado na última sexta-feira, entre a Câmara Municipal e a DataRede, empresa que venceu o concurso público lançado pela autarquia, apresentando a proposta economicamente mais vantajosa, com uma repartição da receita dos parcómetros que contempla 55% para o município.
Para além da gestão integrada e da modernização do sistema de pagamento, outra das principais novidades passará por uma nova organização por zonas, cada uma das quais com diferentes preços e diferente duração máxima, de acordo com o nível de procura de estacionamento.
Para já, o preço mantém-se em 0,60 euros, ficando a sua atualização e a implantação das novas zonas a aguardar a aprovação final do regulamento municipal de gestão da mobilidade, cuja proposta seguirá em breve para consulta pública, de acordo com deliberação tomada já na reunião de Câmara desta segunda-feira.
Poderá ter acesso à versão integral deste artigo na edição impressa n.º 3976, de 22 de fevereiro de 2024 ou no formato digital, subscrevendo a assinatura em https://oregional.pt/assinaturas/