Sociedade

”Esta obra vai tornar digna uma parte do nosso território que está em situação de pleno abandono”

• Favoritos: 112


Trata-se de um projeto da autoria do arquiteto sanjoanense Sidónio Pardal, com um prazo de execução de meio ano. Arrancou esta semana a 1ª fase da obra do novo parque urbano da cidade, empreitada adjudicada pela autarquia por cerca de 263 mil euros.

Arrancaram, no início desta semana, as obras da 1ª fase da construção do Parque Urbano das Corgas, que nascerá em terrenos localizados nas traseiras do antigo complexo industrial da Oliva.
“Estamos, finalmente, a dar execução a um plano de pormenor aprovado em 2012”, referiu a ´O Regional’ o Presidente da Câmara Municipal de S. João da Madeira. Jorge Vultos Sequeira que espera que o arranque da construção do parque “crie a confiança para o início de outros investimentos privados”.
O projeto é do conceituado arquiteto sanjoanense Sidónio Pardal, que também é o autor do Parque Urbano do Rio Ul, do Parque da Cidade do Porto, e de muitos outros espaços do género em diferentes pontos do país.
Com um prazo de execução de meio ano, esta empreitada foi adjudicada pela Câmara Municipal de S. João da Madeira por cerca de 263 mil euros, visando a reabilitação paisagística dessa zona da cidade. ”Esta obra vai tornar digna uma parte do nosso território que está em situação de pleno abandono”, enfatiza ainda o autarca.
Na sua envolvente, localizam-se importantes equipamentos públicos, como a Oliva Creative Factory, o Museu da Chapelaria, o Museu do Calçado e o Welcome Center do programa municipal de Turismo Industrial, estes dois últimos situados no edifício da emblemática Torre da Oliva.
Na mesma zona, estão também em curso relevantes empreendimentos privados, nomeadamente na área habitacional, mas também no setor empresarial, sendo o futuro parque urbano encarado pela autarquia como um fator de reforço dessa capacidade de atração de investimento.
Esta nova área verde de S. João da Madeira enquadra-se no Plano de Pormenor das Corgas, datado de 2012, e que foi elaborado por outro prestigiado arquiteto, Eduardo Souto Moura.
Jorge Vultos Sequeira adiantou ainda a ´O Regional’ que estas obras começam no mesmo período em que se iniciam a requalificação da Rua Oliveira Júnior e a construção do hotel no Palacete dos Condes. “São intervenções, todas elas, estruturantes”.

112 Recomendações
779 visualizações
bookmark icon