A instalação de um equipamento infantil alusivo ao Turismo Industrial de S. João da Madeira é uma das novidades desta empreitada. Foi também aí colocada uma mesa de teqball, a qual já foi testada por jovens atletas dos escalões de formação da ADS
O Espaço Recreativo 16 de Maio, na região do Orreiro, está sendo requalificado e dotado de novos equipamentos públicos, fruto de “uma intervenção muito profunda”, como afirmou o prefeito Jorge Vultos Sequeira na cerimônia de inauguração, que aconteceu no último sábado. Essa sessão contou com a presença de responsáveis de associações e instituições sanjoanenses, prefeitos, técnicos municipais e moradores locais. Orçada em mais de 240 mil euros - montante financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) -, esta obra visou “tornar este lugar aprazível, um lugar próprio para atividades de lazer, atividades de recreação, para que as pessoas possam ter mais qualidade de vida”, salientou o edil sanjoanense, que descerrou a placa relativa à empreitada, no que foi acompanhado por um dos habitantes da zona.
O projeto - da arquiteta Susana Fernandes, do quadro da prefeitura - contemplou a instalação de equipamentos infantis inclusivos, a melhoria das áreas ajardinadas, das estadias e do campo de jogo e recreação. O lago existente no local foi eliminado, justamente para dar lugar à instalação de um novo playground alusivo ao programa municipal de Turismo Industrial, que já tem tido uso pelos mais novos, como foi constatado no último sábado,
Equipamentos inclusivos
Em consonância com outras intervenções do gênero na cidade, essa obra veio contribuir, segundo informações disponibilizadas pelo Município, “para um espaço público mais qualificado, atrativo acessível para todos, com condições de ser frequentado, em especial, por pessoas com mobilidade reduzida”.
Assim, o espaço foi dotado com equipamentos infantis inclusivos e respectivo piso de amortecimento. Efetuou-se ainda a requalificação das áreas de jogo e de recreio aí existentes, assim como a colocação de uma mesa para a prática de TEQBALL, a primeira de acesso público na cidade para a prática dessa modalidade - uma espécie de ping-pong futebolístico, que se encontra em franco crescimento.
Esse equipamento desportivo foi testado no dia da inauguração por alguns jovens futebolistas das camadas jovens da Associação Desportiva Sanjoanense, que fizerem, dessa forma, uma demonstração desse jogo para todos os presentes, que seguiram com particular curiosidade esse momento.
Área muito frequentada
Esta empreitada de melhoria urbanística contemplou também a requalificação e reforço da iluminação, bem como a realização de trabalhos de manutenção e preservação da vegetação local.
Recorde-se que na memória descritiva do projeto se salientava o facto de a área intervencionada - inserida zona do Orreiro - ser “caracterizada por uma densidade maioritariamente habitacional e com a existência na proximidade de equipamentos sociais e escolar e ainda a proximidade a zona comercial de grande frequência”.