Sociedade

Escultura de Humberto Delgado inaugurada em setembro

• Favoritos: 96


Setembro é a data avançada para a inauguração do monumento de homenagem ao General sem Medo, Humberto Delgado, com o qual o município pretende evocar a sua vitória em S. João da Madeira, nas eleições presidenciais de 1958. 

O início de setembro é a data avançada para a inauguração oficial da estátua de Humberto Delgado, avançou esta semana o autor do monumento, Leonel Moura, a ´O Regional`. “A estátua está pronta. Já a vi e gostei muito”, guar­dando as imagens finais para a inauguração oficial. “Estas obras demoram bastante tempo na d execução, pois envolvem vários processos e diferentes intervenientes”.
Reconhecido pela utilização de ferramentas tecnológicas no seu trabalho artístico, Leonel Moura concebeu a escultura do General Sem Medo, a partir de um modelo feito no seu computador, com a ajuda da Inteligência Artificial. “Depois, uma impressora 3D transformou o virtual em físico e, de seguida, entreguei o resultado à fundição que fez um molde em gesso, preencheu com cera para determinar a espessura do bronze, que, por sua vez, derreteu numa fornalha e ficou com um espaço oco que encheu com o metal”.
Como artista, assegura que gosta desta complexidade. “Gosto, aliás, da arte colaborativa, com máquinas e com outras pessoas. Enfim, estou satisfeito com o resultado. Para além disso, apraz-me representar um homem que foi um resistente ao fascismo e, ainda mais, uma terra, S. João da Madeira, que lhe deu vitória, quando tudo estava contra. Ter razão antes do tempo é sempre chato, mas não deixa de se ter razão”.
Assim, em setembro, após a inauguração da obra, os sanjoanenses, e quem visitar a cidade, vão ter a possibilidade de encontrar no centro da cidade “uma escultura realista”, representando o General sem Medo numa pose “reconhecida da campanha eleitoral de 1958”, com um chapéu numa das mãos, aspeto que “destaca uma das principais indústrias do concelho”.
O conceituado artista plástico, natural de Lisboa, foi o vencedor do concurso de ideias lançado pela Câmara de S. João da Madeira, para a realização de uma escultura evocativa da vitória de Humberto Delgado em S. João da Madeira, nas eleições presidenciais de 1958.

Poderá ter acesso à versão integral deste artigo na edição impressa n.º 3999, de 1 de agosto de 2024 ou no formato digital, subscrevendo a assinatura em https://oregional.pt/assinaturas/

 

 

96 Recomendações
398 visualizações
bookmark icon