Sociedade

Escassez de nadadores salvadores pode condicionar horário das piscinas

• Favoritos: 57


A hipótese foi admitida pelo presidente da câmara na reunião de executivo, após ter sido questionado pela coligação PSD/CDS/IL. A falta de nadadores salvadores poderá influenciar o horário de funcionamento das piscinas e impactar a data de abertura

João Almeida, vereador da coligação ‘Melhor Cidade do País’, questionou para quando a abertura das piscinas municipais, lembrando que no ano transato o equipamento abriu portas a 8 de julho. O vereador quis também saber se a contratação de nadadores salvadores para o período balnear está assegurada e qual o ponto de situação na resolução dos problemas de fugas de água. João Almeida reconheceu que, pela idade do equipamento, “resolver o problema será sempre difícil”, mas instou a autarquia a procurar reduzir ao máximo as fugas de água.
Em resposta, Jorge Sequeira informou que a data de abertura do equipamento “ainda não está fechada”, já que decorrem operações de recrutamento de assistentes técnicos e nadadores salvadores. O presidente da câmara sinalizou que há “muitas dificuldades” na contratação de nadadores salvadores. “Quando não conseguimos preencher todas as vagas do concurso, temos de recorrer a outras modalidades de contratação, indo ao mercado para colmatar falhas”, esclareceu. Se as vagas não forem preenchidas, Sequeira foi perentório. “A prioridade é para a segurança e cumprimento da legislação e terão de ser ajustados os horários, sobre isso não haja dúvida”, frisou, apontando que há quem esteja a recrutar no Brasil, devido à escassez destes profissionais em solo português.
Quanto às fugas de água, o autarca adiantou que foi levado a cabo um conjunto de “intervenções em várias caixas” e uma outra no tanque de saltos para avaliar a situação atual, que envolveu os serviços do município e também mergulhadores. O autarca desvendou a existência de uma visita de uma empresa especialista em impermeabilizações às piscinas esta quarta-feira, no sentido de verificar o que mais pode ser feito. “Neste momento não podemos fazer avaliação porque a piscina acabou de encher há poucos dias”, disse, acrescentando que a piscina de saltos, de acordo com dados de sábado passado, “está estabilizada”.

57 Recomendações
416 visualizações
bookmark icon